Buscar

Sobre a relação de Weber com Marx, assinale a alternativa correta. Ele defendeu as possibilidades abertas pelo marxismo, por considerá-lo uma soc...

Sobre a relação de Weber com Marx, assinale a alternativa correta.


Ele defendeu as possibilidades abertas pelo marxismo, por considerá-lo uma sociologia que oculta seus próprios valores com categorias históricas, sendo responsável pelos efeitos do capitalismo que lhe foi contemporâneo.
Ele espelhou as possibilidades do marxismo, elaborando um trabalho que parte de um monismo causal, ao mesmo tempo em que estabelecia novos efeitos do capitalismo contemporâneo.
Ele se contrapôs às possibilidades do marxismo, por considerá-lo uma ideologia e não uma ciência, isso por conta do monismo causal de Marx, ao mesmo tempo que mostrava os efeitos do capitalismo contemporâneo numa ciência sem pressupostos.
Ele procurou ampliar as possibilidades dos trabalhos de Marx, elaborando uma crítica ao monismo causal de certos marxistas, ao mesmo tempo em que estabelecia outras relações causais possíveis para compreender o capitalismo.
Ele defendeu as possibilidades abertas pelo marxismo, por considerá-lo uma ciência social à parte, responsável por alertar para os efeitos do capitalismo contemporâneo numa ciência sem pressupostos.

Essa pergunta também está no material:

introduçao as filosofias
4 pág.

Introdução Às Ciências Sociais Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Ele procurou ampliar as possibilidades dos trabalhos de Marx, elaborando uma crítica ao monismo causal de certos marxistas, ao mesmo tempo em que estabelecia outras relações causais possíveis para compreender o capitalismo." Max Weber foi um crítico do marxismo, mas não o rejeitou completamente. Ele acreditava que o marxismo era uma teoria incompleta e que precisava ser complementada por outras teorias para explicar a complexidade da sociedade. Weber criticou o monismo causal de Marx, que reduzia a sociedade a uma única causa (a luta de classes), e propôs uma abordagem mais ampla e pluralista para a análise social.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais