Buscar

No que se refere à hipótese de responsabilidade solidária do art. 124, inc. I do CTN, gera-se muitos debates quanto à interpretação da expressão “i...

No que se refere à hipótese de responsabilidade solidária do art. 124, inc. I do CTN, gera-se muitos debates quanto à interpretação da expressão “interesse comum”. Sobre o tema, o Superior Tribunal de Justiça tem entendido que:

  • “Interesse comum” abrange as situações em que os sujeitos contribuam para a realização de uma situação que constitui fato gerador da exação.
  •  “Interesse comum” abrange qualquer interesse econômico na realização do fato.
  •  “Interesse comum” abrange qualquer situação em que os sujeitos pratiquem negócios jurídicos no mesmo ramo de atividade.
  •  “Interesse comum” abrange expressa manifestação de vontade contratual para a realização de um fim.
  • “Interesse comum” abrange qualquer situação em que os sujeitos tenham sócios em comum.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a expressão "interesse comum" no art. 124, inc. I do CTN, abrange as situações em que os sujeitos contribuam para a realização de uma situação que constitui fato gerador da exação. Ou seja, quando há uma relação de cooperação entre os sujeitos para a ocorrência do fato gerador.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina