Qual a particularidade da Toxicologia Forense que a difere das demais áreas que se dedicam ao estudo dos efeitos nocivos decorrentes da interação de substâncias químicas com o organismo?
Cite os principais materiais biológicos utilizados nas análises toxicológicas post mortem.
Quais são os principais testes analíticos utilizados na toxicologia forense?
Ed
há 5 meses
A Toxicologia Forense se diferencia das demais áreas da toxicologia principalmente por seu foco na aplicação de conhecimentos toxicológicos em contextos legais e judiciais. Ela investiga a presença de substâncias tóxicas em casos de morte, intoxicação ou crimes, buscando evidências que possam ser utilizadas em processos judiciais. Os principais materiais biológicos utilizados nas análises toxicológicas post mortem incluem: 1. Sangue 2. Urina 3. Fígado 4. Cérebro 5. Vísceras Os principais testes analíticos utilizados na toxicologia forense são: 1. Cromatografia gasosa (CG) 2. Cromatografia líquida de alta eficiência (CLAE) 3. Espectrometria de massas (EM) 4. Imunoensaios Esses métodos ajudam a identificar e quantificar substâncias tóxicas, contribuindo para a elucidação de casos legais.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A Toxicologia Forense é uma área da toxicologia que se dedica ao estudo dos efeitos nocivos decorrentes da interação de substâncias químicas com o organismo humano, com o objetivo de auxiliar na investigação de crimes e acidentes relacionados a essas substâncias. A particularidade da Toxicologia Forense é que ela se preocupa em identificar a presença de substâncias químicas no corpo humano e determinar se essas substâncias podem ter contribuído para a morte ou lesão de uma pessoa. Além disso, a Toxicologia Forense também pode ser utilizada para identificar a presença de drogas em amostras biológicas, como sangue, urina e cabelo, em casos de tráfico de drogas. Os principais materiais biológicos utilizados nas análises toxicológicas post mortem são o sangue, a urina, o líquido cefalorraquidiano, o humor vítreo, o fígado, o rim e o cabelo. Os principais testes analíticos utilizados na toxicologia forense são a cromatografia gasosa acoplada à espectrometria de massa (GC-MS), a cromatografia líquida acoplada à espectrometria de massa (LC-MS), a espectrofotometria de absorção atômica (AAS) e a espectrofotometria de emissão atômica (AES).
Tania Nogueira
há 2 anos
Se difere, por ser uma área da ciência interdisciplinar com tem caráter jurídico, que implica na investigação e conclusão de fatos referentes a crimes ou mortes suspeitas . Tem objetivo de identificar e quantificar substâncias toxicas ao organismo