Buscar

A presença europeia na África subsaariana acontece no período mercantilista, quando os europeus realizaram grandes navegações em busca de novas ter...

A presença europeia na África subsaariana acontece no período mercantilista, quando os europeus realizaram grandes navegações em busca de novas terras e acordos comerciais, entre as principais conquista dessa época estão a chegada à América e à Índias. Leia com atenção a citação de Mauricio Waldman e Carlos Serrano sobre a importância da África no mercantilismo: Para a estratégia do mercantilismo, não só a Ásia, mas igualmente a América e a África, constituíam peças fundamentais do seu mecanismo econômico. Mais ainda, constituíam engrenagens concatenadas umas às outras, e isso de modo inextricável. Esse dinamismo antecipou, desde seu nascedouro, o caráter da intervenção europeia na África, assim como a forma da sua incorporação junto ao mecanismo de expansão do capitalismo europeu (SERRANO; WALDMAN, 2010). Sobre a relação do mercantilismo, assinale a alternativa CORRETA:

A)  Conforme a citação de Waldman e Serrano, a engrenagem mercantilista funcionava principalmente com a colonização do interior da África.


B)  Os portugueses precisaram estabelecer portos na costa africana para chegar às Índias, estes portos só tinham a função de reabastecimento e descanso.


C)  A África foi responsável pelo abastecimento de braços escravizados no mercantilismo, enquanto América e Ásia ofertaram uma variedade de produtos. 


D)  Está consolidada uma interpretação de que o destino das grandes navegações europeias era exclusivamente para as Índias.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "A África foi responsável pelo abastecimento de braços escravizados no mercantilismo, enquanto América e Ásia ofertaram uma variedade de produtos." Isso porque, durante o período mercantilista, a África foi explorada pelos europeus para o tráfico de escravos, que eram utilizados principalmente nas plantações das Américas. Já a América e a Ásia eram fontes de produtos como especiarias, metais preciosos e outros bens que eram comercializados pelos europeus.

0
Dislike0
User badge image

Weverson Oliveira

A Resposta correta é a letra D. Conferi no gabarito.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais