Buscar

8. Como ocorre a penetração das cercárias na pele do hospedeiro vertebrado? Que fatores epidemiológicos contribuem para tal fato? Em contato com a...

8. Como ocorre a penetração das cercárias na pele do hospedeiro vertebrado? Que fatores epidemiológicos contribuem para tal fato?

Em contato com a água contaminada, o humano (hospedeiro definitivo) se infecta através da penetração ativa das cercárias na pele.
Ambientes de água doce de pouca correnteza ou parada, utilizados para atividades profissionais ou de lazer, como banhos, pescas, lavagem de roupa e louça ou plantio de culturas irrigadas, com presença de caramujos infectados pelo S. mansoni.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Dirigido III - PARASITOLOGIA
4 pág.

Parasitologia Humana Universidade Federal do Triângulo MineiroUniversidade Federal do Triângulo Mineiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As cercárias são formas larvais do Schistosoma mansoni, um parasita que causa a esquistossomose. A penetração das cercárias na pele do hospedeiro vertebrado ocorre através da liberação de enzimas que dissolvem a camada córnea da pele, permitindo que as cercárias penetrem na epiderme. Os fatores epidemiológicos que contribuem para a infecção incluem a presença de caramujos infectados pelo S. mansoni em ambientes de água doce de pouca correnteza ou parada, utilizados para atividades profissionais ou de lazer, como banhos, pescas, lavagem de roupa e louça ou plantio de culturas irrigadas. É importante destacar que a infecção pode ser prevenida através de medidas de saneamento básico, como tratamento de esgoto e água, além de medidas educativas para a população.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais