Buscar

2) Uma carga elétrica q = 2µC vai ser transportada do ponto A para o ponto B do esquema abaixo segundo a trajetória indicada. Sabe – se que elas e...

2) Uma carga elétrica q = 2µC vai ser transportada do ponto A para o ponto B do esquema abaixo segundo a trajetória indicada. Sabe – se que elas encontram – se no vácuo. a) Calcule o trabalho realizado pela fel. b) Se o deslocamento fosse feito por outra trajetória, qual seria o trabalho realizado?

Uma carga elétrica q = 2µC vai ser transportada do ponto A para o ponto B do esquema abaixo segundo a trajetória indicada.
Deve-se calcular o trabalho realizado pela fel.
Se o deslocamento fosse feito por outra trajetória, deve-se calcular o trabalho realizado.

Essa pergunta também está no material:

Trabalho, Força Elástica e Energia Potencial - Física - Lista de Exercícios - Prof. Panosso
3 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Para calcular o trabalho realizado pela força elétrica (Fel), é necessário utilizar a fórmula W = Fel * d * cosθ, onde W é o trabalho, Fel é a força elétrica, d é a distância percorrida e θ é o ângulo entre a direção da força e a direção do deslocamento. Como a carga elétrica está se movendo em uma trajetória retilínea, o ângulo entre a direção da força elétrica e a direção do deslocamento é de 0 graus, então cosθ = 1. Além disso, como as cargas elétricas estão no vácuo, a força elétrica é dada por Fel = k * (q1 * q2) / d^2, onde k é a constante eletrostática do vácuo, q1 e q2 são as cargas elétricas e d é a distância entre elas. Substituindo os valores, temos: Fel = k * (q1 * q2) / d^2 Fel = 9 * 10^9 * (2 * 10^-6 * (-4 * 10^-6)) / (0,1)^2 Fel = -7,2 * 10^-3 N W = Fel * d * cosθ W = -7,2 * 10^-3 * 0,1 * 1 W = -7,2 * 10^-4 J Portanto, o trabalho realizado pela força elétrica é de -7,2 * 10^-4 J. b) Se o deslocamento fosse feito por outra trajetória, o trabalho realizado pela força elétrica seria diferente, pois a direção da força elétrica e a direção do deslocamento seriam diferentes, alterando o ângulo θ. Para calcular o trabalho, seria necessário conhecer a nova trajetória e calcular a força elétrica em cada ponto da trajetória.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais