Buscar

38) Suponha que 10% da população seja canhota. São escolhidas 3 pessoas ao acaso, com o objetivo de calcular a probabilidade de que o número de can...

38) Suponha que 10% da população seja canhota. São escolhidas 3 pessoas ao acaso, com o objetivo de calcular a probabilidade de que o número de canhotos entre eles seja 0, 1, 2 ou 3.
a) Qual é o modelo teórico mais adequado para este caso? Por quê?
b) Qual é a probabilidade de ao menos uma das pessoas ser canhota? (R.: 0,271) Adaptado de DOWNING, D. e CLARK, J.. Estatística Aplicada, São Paulo: Saraiva, 2000, página 139.


Essa pergunta também está no material:

LISTA DE EXERCÍCIOS MODELOS PROBABILÍSTICOS
6 pág.

Enem Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) O modelo teórico mais adequado para este caso é o modelo binomial, pois as escolhas são independentes e existem apenas duas possibilidades para cada escolha: a pessoa é canhota ou não é canhota. b) A probabilidade de pelo menos uma pessoa ser canhota é igual a 1 menos a probabilidade de nenhuma pessoa ser canhota. A probabilidade de uma pessoa não ser canhota é de 90%, então a probabilidade de três pessoas não serem canhotas é de 0,9^3 = 0,729. Portanto, a probabilidade de pelo menos uma pessoa ser canhota é de 1 - 0,729 = 0,271.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais