Buscar

Considerando que as hipóteses acerca da origem da vida na Terra mencionadas no texto acima não são as únicas, responda: o que surgiu primeiro, os á...

Considerando que as hipóteses acerca da origem da vida na Terra mencionadas no texto acima não são as únicas, responda: o que surgiu primeiro, os ácidos nucléicos ou as proteínas?


A) O DNA pode ter sido o precursor dos demais compostos, pois estoca e replica informação genética, é dotado de atividade catalítica e é facilmente degradado por hidrólise, o que facilita a reutilização de seus monômeros e, portanto, a colonização da Terra com polímeros primordiais de DNA.
B) Existe a possibilidade de o RNA ter sido o precursor das demais moléculas, visto que certas sequências de RNA são capazes de acelerar reações químicas e, além disso, mostraram capacidade de fazer cópias de si mesmas, além de armazenarem informação genética.
C) A favor da hipótese de que as proteínas desempenharam papel central na origem da vida, incluem-se estudos como o que mostrou a possibilidade de que aminoácidos tivessem se originado, sem a intervenção de seres vivos, a partir de uma atmosfera constituída de gases como metano, nitrogênio e oxigênio e de vapor d’água.
D) Admitindo-se a possibilidade de a Terra primitiva conter nucleotídeos livres, o calor poderia ter sido a fonte de energia disponível para a formação de ligações covalentes entre eles, com a consequente formação de proteinóides, que, por sua vez, deram origem a microsferas, estruturas que poderiam ser precursoras das células primitivas.
E) O estudo de aminoácidos que contêm grupos tiol (tioésteres) fornece argumentos a favor da precedência de proteínas na origem da vida, entre os quais se incluem a abundância de sulfeto de hidrogênio (H2S) no ambiente primitivo e a alta concentração de oxigênio na atmosfera primitiva, que favoreceria a respiração aeróbica.

Essa pergunta também está no material:

Genética: Cruzamentos e Conceitos
22 pág.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A hipótese mais aceita é a de que os ácidos nucleicos surgiram antes das proteínas. A alternativa correta é a letra B, que afirma que o RNA pode ter sido o precursor das demais moléculas, visto que certas sequências de RNA são capazes de acelerar reações químicas e, além disso, mostraram capacidade de fazer cópias de si mesmas, além de armazenarem informação genética.

0
Dislike0
User badge image

Agatha Karoline


B) Existe a possibilidade de o RNA ter sido o precursor das demais moléculas, visto que certas sequências de RNA são capazes de acelerar reações químicas e, além disso, mostraram capacidade de fazer cópias de si mesmas, além de armazenarem informação genética.

A hipótese RNA-world sugere que o RNA desempenhou um papel fundamental nos estágios iniciais da evolução molecular, podendo ter sido o precursor de ácidos nucléicos (como o DNA) e proteínas. O RNA tem a capacidade de armazenar informação genética e catalisar reações químicas, sendo considerado uma molécula versátil que poderia ter dado origem às demais moléculas biológicas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais