Buscar

Estuda-se o direito a partir de diversas disciplinas jurídicas. A divisão tem uma finalidade claramente didática. Afinal, seria inviável estudar to...

Estuda-se o direito a partir de diversas disciplinas jurídicas. A divisão tem uma finalidade claramente didática. Afinal, seria inviável estudar toda a legislação sem um mínimo de organização e coerência. No entanto, em que pese tal divisão, as disciplinas do direito e as correlatas estão em constante relacionamento, sendo impossível compreender todo o fenômeno jurídico sem que sejam feitas tais interrelações.

A partir de tal constatação, e considerando as relações entre Direito Penal, criminologia e política criminal, assinale a alternativa correta:

A. 

Trata-se de ciências autônomas e independentes.

B. 

Compõem os pilares do sistema das ciências criminais, pois, embora sejam ciências autônomas, são inseparáveis e interdependentes.

C. 

A política criminal, ocupando-se da dogmática criminal, realiza uma análise crítica, estudando as raízes do delito.

D. 

A criminologia elege bens jurídicos fundamentais ao convívio social, criminalizando condutas e prescrevendo sanções.

E. 

O Direito Penal compõe o núcleo das ciências penais, considerando a criminologia e a política criminal como ciências subalternas e meramente auxiliares.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "Compõem os pilares do sistema das ciências criminais, pois, embora sejam ciências autônomas, são inseparáveis e interdependentes." Isso porque o Direito Penal, a Criminologia e a Política Criminal são disciplinas que se relacionam e se complementam, formando um sistema de ciências criminais. Embora sejam autônomas, elas são interdependentes e inseparáveis para a compreensão do fenômeno jurídico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais