Buscar

Sobre a execução, no Brasil, de carta rogatória relativa ao cumprimento de medida cautelar oriunda de um dos Estados membros do MERCOSUL, é correto...

Sobre a execução, no Brasil, de carta rogatória relativa ao cumprimento de medida cautelar oriunda de um dos Estados membros do MERCOSUL, é correto afirmar:


a) Não é permitida pelo ordenamento jurídico pátrio, já que significa a possibilidade de um juiz estrangeiro decidir sobre pessoas e bens no território brasileiro, o que implica flagrante violação da soberania nacional.
b) É possível, desde que a medida requerida seja admitida pelo ordenamento jurídico brasileiro.
c) É possível, desde que não se destine a garantir a execução de sentença proferida em processo de conhecimento, pois, nesse caso, é exigida antes a homologação da sentença estrangeira.
d) É possível, inclusive quando se tratar de medida preparatória à propositura do processo principal.
e) É possível, cabendo à autoridade judicial requerida decidir sobre eventual recurso interposto pelo presumido devedor da obrigação ou por terceiros interessados que se considerarem prejudicados pela medida cautelar.

Essa pergunta também está no material:

4 Direito Internacional para OAB Exame XL - 2024
61 pág.

Direito Internacional Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "É possível, desde que a medida requerida seja admitida pelo ordenamento jurídico brasileiro." A carta rogatória é um instrumento utilizado para solicitar a cooperação jurídica entre países. No caso do MERCOSUL, a execução de carta rogatória relativa ao cumprimento de medida cautelar é possível desde que a medida requerida seja admitida pelo ordenamento jurídico brasileiro. A alternativa A está incorreta, pois a execução de carta rogatória é permitida pelo ordenamento jurídico pátrio, desde que respeitados os requisitos legais. A alternativa C está incorreta, pois a homologação da sentença estrangeira é exigida para a execução de sentença proferida em processo de conhecimento, e não para medida cautelar. A alternativa D está incorreta, pois a medida cautelar não pode ser preparatória à propositura do processo principal. A alternativa E está incorreta, pois a autoridade judicial requerida não decide sobre eventual recurso interposto pelo presumido devedor da obrigação ou por terceiros interessados que se considerarem prejudicados pela medida cautelar.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais