Buscar

A palavra flagrante vem do Grego, que significa queimar, estar no fogo, ou seja, no calor da ação. Trata-se de uma medida precautelar, que dispensa...

A palavra flagrante vem do Grego, que significa queimar, estar no fogo, ou seja, no calor da ação. Trata-se de uma medida precautelar, que dispensa ordem judicial anterior. Então, imagine se um policial tivesse que recorrer a uma autorização judicial prévia para impedir a consumação do delito? Não faz sentido! Por isso, pode-se dizer que essa é uma medida mista, já que, embora se inicia no âmbito da própria polícia, por outro lado, no final do flagrante, deve-se submeter o procedimento do flagrante ao crivo judicial, oportunidade em que o juiz examinará a legalidade do ato. Em outras palavras, o flagrante tem início com o exercício do poder de polícia e depois será encaminhado ao juiz para que este verifique a regularidade do feito.

Então, realizada a prisão em flagrante e encaminhado o criminoso para a autoridade policial, o juiz poderá relaxar a prisão, soltar o acusado ou converter a prisão em preventiva ou conceder liberdade provisória.

A respeito das prisões processuais e medidas cautelares diversas de prisão, assinale a alternativa correta.

  • A prisão preventiva se dará exclusivamente por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, assim como, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado.
  • A prisão preventiva pode ser decretada tanto na fase de inquérito, quanto na fase processual quando imprescindível para as investigações do inquérito policial, critério do qual foi utilizado pelo legislador como limite temporal.
  • A medida cautelar diversa de prisão, está prevista na Lei n. 7.960/89, e consiste em instrumento de combate aos crimes organizados que vinham crescendo de forma acentuada desde o começo da década de 1980 no Brasil.
  • São crimes que admitem medidas cautelares diversas de prisão e liberdade provisória o homicídio, o roubo, extorsão mediante sequestro, tráfico de drogas e o terrorismo.
  • A prisão preventiva só pode ser decretada durante a fase do inquérito e a razão para esse limite é de ordem legal e lógica.


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A prisão preventiva se dará exclusivamente por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal, assim como, quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria e de perigo gerado pelo estado de liberdade do imputado."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina