Buscar

A utilização da arbitragem não prescinde da existência da cláusula compromissária, que não se confunde com arbitramento, da mesma forma que não se ...

A utilização da arbitragem não prescinde da existência da cláusula compromissária, que não se confunde com arbitramento, da mesma forma que não se confunde este com arbitragem. A diferença capital entre os institutos reside no fato de que:

O compromisso, ou convenção arbitral, objetiva pôr fim a um litígio autêntico. Surge no posterior ao advento da controvérsia, com as partes assumindo a obrigação de não recorrer a remédios de autodefesa. A cláusula compromissária, diversamente, destina-se a solucionar um litígio atual, que poderá ou não se realizar.

Essa pergunta também está no material:

V1 - MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO E ARBITRAGEM - RESPOSTAS
7 pág.

Direito Empresarial III Universidade Salgado de OliveiraUniversidade Salgado de Oliveira

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A diferença entre a cláusula compromissória e o compromisso arbitral é que a cláusula compromissória é um acordo prévio entre as partes em que se estabelece que, caso surja uma controvérsia, esta será resolvida por meio de arbitragem. Já o compromisso arbitral é um acordo posterior à controvérsia, em que as partes concordam em submeter a questão a um árbitro ou tribunal arbitral para que este decida a questão.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais