Buscar

3. A língua pode sofrer variações de acordo com o contexto comunicativo, a faixa etária, o grupo social, o grau de escolaridade e, até mesmo, o loc...

3. A língua pode sofrer variações de acordo com o contexto comunicativo, a faixa etária, o grupo social, o grau de escolaridade e, até mesmo, o local de origem do falante. Mesmo que a língua constitua um sistema que une comunicativamente uma determinada comunidade, ela se materializa e personaliza-se com o uso individual. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:


a) Existem níveis de linguagem, os quais deverão ser utilizados conforme a situação comunicativa em que se encontra o emissor.
b) Uma mensagem clara e objetiva só poderá ser transmitida se utilizarmos as regras gramaticais e vocabulário erudito.
c) Nos meios de comunicação escritos, como jornais, livros e revistas utilizamos a linguagem informal, devido à preocupação com as regras gramaticais.
d) Numa conversa entre amigos, optamos por uma linguagem mais despretensiosa e flexível, características da linguagem formal.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação 1
7 pág.

Comunicação e Linguagem Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A) Existem níveis de linguagem, os quais deverão ser utilizados conforme a situação comunicativa em que se encontra o emissor. Isso porque a variação linguística é um fenômeno natural e esperado, e a língua pode se adaptar a diferentes contextos comunicativos, como a conversa entre amigos ou uma apresentação formal. Portanto, é importante conhecer os diferentes níveis de linguagem e utilizá-los adequadamente de acordo com a situação em que se encontra o emissor.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais