Buscar

Responda às perguntas abaixo: 1. O que é necessário para que uma pessoa se submeta com proveito a psicanálise? 2. Explique o método psicanalítico d...

Responda às perguntas abaixo:
1. O que é necessário para que uma pessoa se submeta com proveito a psicanálise?
2. Explique o método psicanalítico da associação livre.
3. Por que Freud associa resistência ao fenômeno da distorção?
4. Sobre o que incide a interpretação?
5. Como deve ser considerada a interpretação e qual o tipo de efeito que ela deve produzir?
6. Cite os cinco tipos de interpretação.
1. A pessoa deve ser capaz de um estado psíquico normal, ter certo grau de inteligência e desenvolvimento ético.
2. Na associação livre o paciente é orientado a dizer o que vier na cabeça, deixando de dar qualquer orientação a seus pensamentos.
3. Freud encara o recalque como produção da resistência, e quanto maior a resistência mais profusa é a distorção.
4. A interpretação incide sobre a causa do desejo, chamando a atenção para o fato que incidir sobre a causa do desejo não significa responder com um saber sobre o objeto, nomeando-o.
5. A interpretação deve ser considerada aquela que faz surgir uma questão, e deve produzir um levantamento do recalque, algo do inconsciente se torna consciente.
6. A pontuação, o corte, o semi-dizer, a alusão e a interpretação de transferência.

Essa pergunta também está no material:

GUIA DE ESTUDO DE PSICANALISE
4 pág.

Psicanálise e Psicologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As respostas para as perguntas são: 1. Para que uma pessoa se submeta com proveito a psicanálise, é necessário que ela tenha um estado psíquico normal, certo grau de inteligência e desenvolvimento ético. 2. O método psicanalítico da associação livre consiste em orientar o paciente a dizer o que vier na cabeça, sem dar qualquer orientação a seus pensamentos. 3. Freud associa resistência ao fenômeno da distorção porque encara o recalque como produção da resistência, e quanto maior a resistência mais profusa é a distorção. 4. A interpretação incide sobre a causa do desejo, chamando a atenção para o fato que incidir sobre a causa do desejo não significa responder com um saber sobre o objeto, nomeando-o. 5. A interpretação deve ser considerada aquela que faz surgir uma questão, e deve produzir um levantamento do recalque, algo do inconsciente se torna consciente. 6. Os cinco tipos de interpretação são: pontuação, corte, semi-dizer, alusão e interpretação de transferência.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais