Buscar

Analise o trecho a seguir: “O preço médio do trabalho assalariado é o mínimo do salário de trabalho, isto é, a soma dos meios de subsistência que ...

Analise o trecho a seguir:
“O preço médio do trabalho assalariado é o mínimo do salário de trabalho, isto é, a soma dos meios de subsistência que são necessários para manter a vida do operário enquanto operário. Aquilo, portanto, de que o operário assalariado se apropria mediante a sua atividade, é suficiente tão-somente para reproduzir a sua vida pura e simples. Nós não queremos de forma alguma abolir essa apropriação pessoal dos produtos do trabalho para a reprodução da vida imediata, uma apropriação que não deixa nenhum lucro líquido que poderia conferir poder sobre trabalho alheio. Queremos apenas suprimir o caráter miserável dessa apropriação, na qual o operário vive apenas para multiplicar o capital, e vive tão-somente enquanto o requer o interesse da classe dominante” (MARX; ENGELS, 2005, p. 10).

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. Tradução de Álvaro Pina. São Paulo: Boitempo Editorial, 2005.

O trecho apresenta a crítica de Marx e Engels à apropriação do trabalho assalariado, que é suficiente apenas para a reprodução da vida do operário, sem deixar nenhum lucro líquido que poderia conferir poder sobre trabalho alheio.
Marx e Engels defendem a abolição da apropriação pessoal dos produtos do trabalho para a reprodução da vida imediata, pois essa apropriação é responsável pelo caráter miserável da vida do operário.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) Apenas a afirmativa II está correta.
c) As afirmativas I e II estão corretas.
d) As afirmativas I e II estão incorretas.

Essa pergunta também está no material:

AV1 VIRTUAL SOCIEDADE CONTEMPORANEA
11 pág.

Sociedade Contemporanea Centro Universitário CariocaCentro Universitário Carioca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) As afirmativas I e II estão corretas. O trecho apresenta a crítica de Marx e Engels à apropriação do trabalho assalariado, que é suficiente apenas para a reprodução da vida do operário, sem deixar nenhum lucro líquido que poderia conferir poder sobre trabalho alheio. Marx e Engels defendem a abolição da apropriação pessoal dos produtos do trabalho para a reprodução da vida imediata, pois essa apropriação é responsável pelo caráter miserável da vida do operário.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais