Buscar

Conforme preceitua a Lei 8.666/1993, existem casos em que a licitação é dispensável, ou seja, ela não precisa ser feita, necessariamente, pela Admi...

Conforme preceitua a Lei 8.666/1993, existem casos em que a licitação é dispensável, ou seja, ela não precisa ser feita, necessariamente, pela Administração Pública, pelo que não se pode dizer que a sua não realização seria ilegal. De acordo com nossos conhecimentos sobre licitação pública, analise as afirmativas abaixo e informe qual delas é verdadeira (V) e qual delas é falsa (F), quanto aos motivos legais para uma licitação dispensável:

A licitação dispensável é aquela em que a Administração Pública pode escolher não realizar o procedimento licitatório, sem que isso seja considerado ilegal.
A licitação dispensável é aquela em que a Administração Pública pode escolher não realizar o procedimento licitatório, desde que haja justificativa legal para tal.
A licitação dispensável é aquela em que a Administração Pública pode escolher não realizar o procedimento licitatório, desde que o valor do objeto a ser contratado esteja dentro dos limites estabelecidos em lei.
A licitação dispensável é aquela em que a Administração Pública pode escolher não realizar o procedimento licitatório, desde que o objeto a ser contratado esteja dentro das hipóteses previstas em lei.
V; V; V; V
F; V; V; V
F; F; V; V
F; F; F; V

Essa pergunta também está no material:

Tópicos em Direito Administrativo - Ampli - Exercicios
13 pág.

Direito Administrativo I Pítagoras AmpliPítagoras Ampli

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa verdadeira é: "A licitação dispensável é aquela em que a Administração Pública pode escolher não realizar o procedimento licitatório, desde que haja justificativa legal para tal." (V; F; F; F) A Lei 8.666/1993 prevê algumas hipóteses em que a licitação é dispensável, como por exemplo, em casos de contratação de serviços técnicos especializados de natureza singular, de obras e serviços de engenharia de pequeno valor, de aquisição de materiais para pesquisa e desenvolvimento, entre outros. No entanto, a dispensa de licitação deve ser justificada legalmente, ou seja, deve haver uma fundamentação legal para a escolha da contratação direta, sob pena de configurar ilegalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais