Buscar

Leia o trecho a seguir: “Um dos aspectos mais valorizados, dentre as representações em torno da morte q...

Leia o trecho a seguir:
“Um dos aspectos mais valorizados, dentre as representações em torno da morte que as fontes da pesquisa desvendaram, foi o enterramento no interior dos templos, como meio para o morto salvar a alma e possuir o reino dos céus. Ser sepultado em solo sagrado era garantia de que o corpo teria bom descanso e de, estando próximo às relíquias dos oragos, terem muito mais oportunidade de remissão”.
SANTOS, A. R. Templo da salvação: representações da morte e ritos fúnebres no Seridó nos séculos XVIII e XIX. Revista Inter-Legere , n. 5, p. 60, 2009.
Sobre a morte no cotidiano do Brasil Império, analise as afirmativas a seguir e assinale V para as verdadeiras e F para as falsas.
( ) A morte não era compreendida como o fim daquele corpo, mas a passagem do morto para o mundo dos espíritos.
( ) Movimentavam familiares dos falecidos, devotos e também todo um mercado de negócios em torno dos ritos que antecediam e sucediam a morte.
( ) A música também era um símbolo presente nos ritos fúnebres, sendo parte dos rituais mais idealizados do período, pois morrer com música era um desejo de todos.
( ) A morte, como uma preparação íntima da vida privada, era parte também da vida pública a partir dos seus rituais fúnebres, não se restringindo à pequena família nuclear.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

[object Object]
[object Object]
[object Object]
[object Object]
V, V, V, V.
F, V, V, V.
V, F, V, V.
V, V, F, F.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 2 - História do Brasil Império
8 pág.

História do Brasil Imperial Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: V, V, V, V. Justificativa: - A morte não era compreendida como o fim daquele corpo, mas a passagem do morto para o mundo dos espíritos. (Verdadeiro) - Movimentavam familiares dos falecidos, devotos e também todo um mercado de negócios em torno dos ritos que antecediam e sucediam a morte. (Verdadeiro) - A música também era um símbolo presente nos ritos fúnebres, sendo parte dos rituais mais idealizados do período, pois morrer com música era um desejo de todos. (Verdadeiro) - A morte, como uma preparação íntima da vida privada, era parte também da vida pública a partir dos seus rituais fúnebres, não se restringindo à pequena família nuclear. (Verdadeiro)

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais