Buscar

2.  De acordo com a Constituição Federal, é atribuição do Ministério Público conduzir o inquérito civil. Sobre este instrumento, é correto afirmar ...

2. 

De acordo com a Constituição Federal, é atribuição do Ministério Público conduzir o inquérito civil. Sobre este instrumento, é correto afirmar que:

A. 

Trata-se de procedimento administrativo obrigatório e preparatório para a interposição de ação civil pública.

B. 

É uma espécie de ação judicial, preparatória para a ação civil pública.

C. 

É de natureza unilateral e facultativa, não sendo condição para o ajuizamento de demandas judiciais pelo Ministério Público.

D. 

A ação civil pública poderá ser ajuizada sem prévio inquérito civil em situações expressamente previstas em lei.

E. 

Pode ser instaurado por qualquer um dos legitimados para propor ação civil pública, ainda que seja conduzido pelo Ministério Público.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "Trata-se de procedimento administrativo obrigatório e preparatório para a interposição de ação civil pública." O inquérito civil é um procedimento administrativo conduzido pelo Ministério Público para apurar fatos que possam configurar violação aos direitos difusos, coletivos ou individuais homogêneos. Ele é obrigatório e preparatório para a interposição de ação civil pública, mas não é uma espécie de ação judicial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais