Buscar

(CESPE - 2015 - TRE - MT - Analista Judiciário - Área Jurídica - Cargo 2) Com relação às fontes e aos princípios de direito penal, bem como à aplic...

(CESPE - 2015 - TRE - MT - Analista Judiciário - Área Jurídica - Cargo 2) Com relação às fontes e aos princípios de direito penal, bem como à aplicação e interpretação da lei penal no tempo e no espaço, assinale a opção correta.


Dada a ampla margem de escolha atribuída ao legislador o que se refere à tipificação dos crimes e cominações de pena, é-lhe permitido tipificar crimes de perigo abstrato e criminalizar atitudes internas das pessoas, como orientações sexuais.
Segundo a doutrina majoritária, os costumes e os princípios gerais do direito são fontes formais imediatas do direito penal.
No Código Penal brasileiro, adota-se, com relação ao tempo do crime, a teoria da ubiquidade.
Dado o princípio da legalidade estrita, é proibido o uso de analogia em direito penal.
A lei penal brasileira aplica-se ao crime perpetrado no interior de navio de guerra de pavilhão pátrio, ainda que em mar territorial estrangeiro, dado o princípio da territorialidade.

Essa pergunta também está no material:

AVALIANDO PENAL W
10 pág.

Direito Penal I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Dado o princípio da legalidade estrita, é proibido o uso de analogia em direito penal." O princípio da legalidade estrita é um dos pilares do Direito Penal, que estabelece que não há crime sem lei anterior que o defina, nem pena sem prévia cominação legal. Assim, a analogia não pode ser utilizada para criar novos tipos penais ou para ampliar o alcance de tipos já existentes, pois isso violaria o princípio da legalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais