Buscar

Qual era a proposta da Doutrina Monroe e de que forma ela foi utilizada durante o governo de Theodore Roosevelt para apoiar os interesses do EUA?

Essa pergunta também está no material:

AV America II
4 pág.

História Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A Doutrina Monroe foi uma política externa dos Estados Unidos que afirmava que qualquer intervenção europeia nas Américas seria considerada uma ameaça à segurança nacional dos EUA. A doutrina foi anunciada pelo presidente James Monroe em 1823 e foi usada para justificar a expansão territorial dos EUA e a intervenção em assuntos políticos de outros países da América Latina. Durante o governo de Theodore Roosevelt, a Doutrina Monroe foi usada para justificar a política do "Big Stick" (Grande Porrete), que defendia a intervenção dos EUA em assuntos políticos de outros países da América Latina. Roosevelt acreditava que os EUA tinham a responsabilidade de manter a ordem e a estabilidade na região e, para isso, usou a Doutrina Monroe para justificar a intervenção militar em países como Cuba, Panamá e República Dominicana.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina