Buscar

Questão 1: a) Preencha corretamente o diagrama representando a estrutura química da molécula de DNA. b) Vimos também que essa estrutura química lev...

Questão 1: a) Preencha corretamente o diagrama representando a estrutura química da molécula de DNA. b) Vimos também que essa estrutura química leva a formação de uma dupla hélice. Qual a implicação do fato de a molécula de DNA apresentar esse tipo de estrutura para o mecanismo de cópia do material genético? c) Coloque em ordem crescente os níveis de compactação do DNA:
(1) Adenina
(2) Desoxirribose
(3) 3’
(4) Guanina
(5) Fosfato
(6) Citosina
(7) 5’
(8) Timina
(9) Ribose
Vimos também que essa estrutura química leva a formação de uma dupla hélice. Qual a implicação do fato de a molécula de DNA apresentar esse tipo de estrutura para o mecanismo de cópia do material genético?
Coloque em ordem crescente os níveis de compactação do DNA:

Essa pergunta também está no material:

Questões de Biologia Celular e Molecular
17 pág.

Biologia Celular e Molecular Universidade Federal do ParanáUniversidade Federal do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Na estrutura do DNA, cada nucleotídeo é composto por uma base nitrogenada (adenina, guanina, citosina ou timina), um açúcar (desoxirribose) e um grupo fosfato. A estrutura do DNA é formada por duas cadeias polinucleotídicas complementares, que se unem por meio de pontes de hidrogênio entre as bases nitrogenadas, formando uma dupla hélice. b) A dupla hélice do DNA permite que a molécula seja copiada de forma semiconservativa, ou seja, cada uma das cadeias serve como molde para a síntese de uma nova cadeia complementar. Isso ocorre porque as bases nitrogenadas se unem de forma específica (adenina com timina e guanina com citosina), permitindo que a sequência de bases de uma cadeia seja usada como molde para a síntese da outra cadeia. c) A ordem crescente de compactação do DNA é: (2) Desoxirribose, (7) 5’, (3) 3’, (5) Fosfato, (1) Adenina, (6) Citosina, (4) Guanina, (8) Timina e (9) Ribose.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais