Buscar

Paula, com 16 anos de idade é injuriada e difamada por Estevão. Diante do exposto, pergunta-se: a) De quem é a legitimidade ad causam e ad process...

Paula, com 16 anos de idade é injuriada e difamada por Estevão. Diante do exposto, pergunta-se:

a) De quem é a legitimidade ad causam e ad processum para a propositura da queixa?
b) Caso Paula fosse casada, estaria dispensada a representação por parte do cônjuge ou do seu ascendente? Em caso positivo por quê? Em caso negativo quem seria seu representante legal?
c) Se na data da ocorrência do fato Paula possuísse 18 anos a legitimidade para a propositura da ação seria concorrente ou exclusiva?

Essa pergunta também está no material:

7 pág.

Direito Processual Penal I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) A legitimidade ad causam é de Paula, que é a vítima da injúria e difamação. Ela é a pessoa diretamente afetada pelo ato ilícito e, portanto, é a única que pode propor a ação penal privada. b) Se Paula fosse casada, ela não precisaria de representação por parte do cônjuge ou ascendente, pois a injúria e difamação são crimes de ação penal privada. Nesse caso, a legitimidade ad processum seria exclusiva de Paula. c) Se Paula tivesse 18 anos na data da ocorrência do fato, a legitimidade para a propositura da ação seria exclusiva dela, já que a injúria e difamação são crimes de ação penal privada.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais