Buscar

Propor a gamificação na aprendizagem de frações, permitindo aos alunos um aprendizado prazeroso, significativo e envolvente. Reconhecer as formas d...

Propor a gamificação na aprendizagem de frações, permitindo aos alunos um aprendizado prazeroso, significativo e envolvente. Reconhecer as formas de frações através de números e desenhos. Compreender a representação de frações através de desenhos. Reconhecer o desenho e a fração que o representa. Representar com frações o desenho e suas partes. Resolver exercícios interativos que possam representar a fração correspondente a cada figura. Qual é a metodologia proposta?

Iniciar a aula perguntando aos alunos como eles fariam para dividir uma pizza entre quatro pessoas. Anote as respostas deles no quadro e peça que eles expliquem suas respostas.
Fazer com que os alunos construam o conceito com base no conhecimento prévio que eles já possuem sobre fração.
Discutir com a turma: Como faríamos para dividir entre seis pessoas? E com oito? Como poderíamos representar através de frações o que cada pessoa recebeu? Na fração, o que a pizza representa?
Iniciar a apresentação de slides explicando para os alunos as representações de frações através de desenhos.
Os alunos irão à sala de informática, sentar em duplas em frente a cada computador, enquanto um joga o outro fica prestando atenção ao jogo e marca erros e acertos do colega e logo após o término do jogo, alterna-se o aluno.
Os alunos serão avaliados através da observação do professor quanto a participação, interação entre os alunos, seu aprendizado e também suas dificuldades, podendo assim ter informações para retomada de conteúdo.

Essa pergunta também está no material:

As TIC na sala de aula Aplicações didáticas e uso de recursos
10 pág.

Sociologia Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A metodologia proposta é a gamificação na aprendizagem de frações, permitindo aos alunos um aprendizado prazeroso, significativo e envolvente. A aula começa com uma pergunta sobre como dividir uma pizza entre quatro pessoas, para que os alunos construam o conceito com base no conhecimento prévio que eles já possuem sobre fração. Em seguida, o professor discute com a turma como dividir entre seis e oito pessoas e como representar através de frações o que cada pessoa recebeu. Depois, o professor apresenta slides explicando as representações de frações através de desenhos. Os alunos vão à sala de informática, sentam em duplas em frente a cada computador e jogam jogos interativos que representam frações. Os alunos serão avaliados através da observação do professor quanto à participação, interação entre os alunos, seu aprendizado e também suas dificuldades, podendo assim ter informações para retomada de conteúdo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais