Buscar

Substitutiva UC3 - Questões12345 Ontológica, epistemológica e política.Pensamentos, sentimentos e ações. Pessoal, social e profissional. Emoçõ...

Substitutiva UC3 - Questões

12345






  • Ontológica, epistemológica e política.
  • Pensamentos, sentimentos e ações. 
  • Pessoal, social e profissional. 
  • Emoções, sentimentos e valores. 
  • Biológica, psicológica e social. 


💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta não está clara. Parece ser um título de uma prova ou trabalho acadêmico, mas não há uma pergunta específica. Você poderia reformular sua pergunta ou fornecer mais informações para que eu possa ajudá-lo?

0
Dislike0
User badge image

Deusimar Lacerda

No texto “Aprendizagem socioemocional e os projetos de vida na escola” Pinheiro (2023) aponta a necessidade de trazer conteúdos e metodologias que considerem a afetividade humana na escola: 

 

Eleger apenas a cognição em detrimento dos aspectos socioemocionais na educação formal significa fechar os olhos para toda a complexidade do psiquismo humano, o que tem ocasionado, como bem sinalizaram Sastre e Moreno Marimón (2002), um abismo entre a evolução científica e a involução moral e afetiva na sociedade atual. [...] Essa análise não poderia ser mais pertinente na atualidade, em vista da crescente onda de intolerância, racismo, violências e discursos de ódio que estamos vivendo. 

Partimos do pressuposto de que é necessário e imprescindível tecer processos de ensino e de aprendizagem que incorporem o desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais. Para tanto, o primeiro passo é admitir a indissociabilidade entre razão e emoção na escola, conforme apontam diversos estudos da psicologia (ARANTES, 2003; SASTRE; MORENO MARIMÓN, 2002) e da neurociência (DAMÁSIO, 1994), entre outros campos do conhecimento. 

 

Para a autora o trabalho com a afetividade é um “guarda-chuva” que contempla três dimensões, são elas: 


  • Ontológica, epistemológica e política.
  • Pensamentos, sentimentos e ações. 
  • Pessoal, social e profissional. 
  • Emoções, sentimentos e valores. 
  • Biológica, psicológica e social. 


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais