Logo Passei Direto
Buscar

Física do Solo

Colégio Objetivo
4. Explique o mecanismo de geração de cargas por dissociação do grupo OH e por protonação. Como a variação do pH da solução do solo afeta os mecanismos?

A dissociação corresponde à saída do H dos grupos OH expostos na superfície dos coloides, enquanto a protonação ocorre quando o H da solução é adsorvido pelos grupos OH expostos, gerando cargas positivas.
A variação do pH da solução do solo afeta os mecanismos de geração de cargas por dissociação do grupo OH e por protonação, uma vez que o pH influencia a quantidade de H+ na solução do solo, que pode ser adsorvido pelos grupos OH expostos na superfície dos coloides, gerando cargas positivas.
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A geração de cargas por dissociação do grupo OH ocorre quando o hidrogênio (H⁺) é liberado, resultando em uma carga negativa na superfície do coloide. Isso acontece em pH mais alto, onde há menor concentração de íons H⁺ na solução. Por outro lado, a protonação acontece quando íons H⁺ da solução são adsorvidos pelos grupos OH, gerando cargas positivas. Isso é mais comum em pH mais baixo, onde a concentração de H⁺ é maior. A variação do pH afeta esses mecanismos porque, em pH baixo, há mais H⁺ disponível para a protonação, aumentando as cargas positivas. Em pH alto, a dissociação predomina, aumentando as cargas negativas. Portanto, o pH da solução do solo é crucial para determinar a carga superficial dos coloides e, consequentemente, suas interações com nutrientes e contaminantes.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O mecanismo de geração de cargas por dissociação do grupo OH ocorre quando o H+ dos grupos OH expostos na superfície dos coloides é liberado, gerando cargas negativas. Já a protonação ocorre quando o H+ da solução é adsorvido pelos grupos OH expostos, gerando cargas positivas. A variação do pH da solução do solo afeta esses mecanismos, uma vez que o pH influencia a quantidade de H+ na solução do solo. Em solos ácidos, há uma maior quantidade de H+ na solução, o que favorece a protonação dos grupos OH expostos, gerando cargas positivas. Em solos alcalinos, há uma menor quantidade de H+ na solução, o que favorece a dissociação dos grupos OH expostos, gerando cargas negativas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

1. As cargas elétricas do solo são divididas em duas classes principais. Quais são elas?


Cargas permanentes ou constantes e cargas variáveis.

7. Por que é mais comum que o solo tenha carga líquida negativa do que positiva?

O solo tem carga líquida negativa mais comumente porque o pH da solução de solos agrícolas está na faixa de 4,50 a 6,0, e esse valor é maior do que o PCZ do solo, que é dependente do PCZ de seus constituintes. Como o PCZ da maioria dos constituintes do solo é baixo, o balanço de cargas fica negativo, pois o PCZ do solo é predominantemente menor do que o pH da solução do solo. Um eventual balanço positivo de cargas somente ocorre em situações extremamente raras.

Defina Ponto de Carga Zero (PCZ).

Ponto de Carga Zero é o valor de pH em que a superfície de um coloide orgânico ou inorgânico possui balanço de carga zero.

Considerando a diversidade dos componentes da fase sólida, qual seria o valor médio do PCZ da camada superficial da maioria dos solos tropicais? Qual é faixa de variação do pH da solução do solo? Com base nessas informações, é mais comum se encontrar carga líquida negativa ou positiva nos solos?

Solos da região tropical úmida apresentam grande proporção de caulinita e de óxidos e hidróxidos de Fe e de Al.
Como o PCZ do solo é resultante do PCZ de seus constituintes, o PCZ da camada superficial está na faixa de 3,5 a 4, devido à grande atividade da MO, que tem PCZ abaixo de 2.
Como a maioria dos solos apresentam um pH de 4,5 a 6, a carga líquida é negativa.

Mais conteúdos dessa disciplina