Buscar

Em matéria de contratos, o Código Civil de 2002 foi o primeiro a afirmar a função social do contrato como limite à autonomia privada pelo que está ...

Em matéria de contratos, o Código Civil de 2002 foi o primeiro a afirmar a função social do contrato como limite à autonomia privada pelo que está previsto nos seus arts. 421 e 2.035, parágrafo único. Com base na função social dos contratos, analise as afirmacoes a seguir: I. Os contratos devem ser interpretados de acordo com a concepção do meio social em que estão inseridos, não trazendo onerosidade excessiva às partes contratantes, garantindo que a igualdade entre elas seja respeitada, mantendo a justiça contratual e equilibrando a relação em que houver a preponderância da situação de um dos contratantes sobre a do outro. Sobre a onerosidade excessiva, o tema ganhou especial relevância com a pandemia da Covid-19, tendo sido tratada a revisão contratual por onerosidade excessiva pela Lei n. 14.010/2020. II. A função social dos contratos valoriza a equidade, a razoabilidade, o bom senso, afastando-se o enriquecimento sem causa. Este último, sendo ato unilateral, é vedado expressamente pela própria codificação, nos seus arts. 884 a 886. Por esse caminho, a função social dos contratos visa à proteção da parte vulnerável da relação contratual. III. Na realidade, à luz da personalização e constitucionalização do Direito Civil, pode-se afirmar que a real função do contrato não é a segurança jurídica ou a proteção excessiva e cega do mercado, mas sim atender os interesses da pessoa humana. É correto o que se afirma em:

Os contratos devem ser interpretados de acordo com a concepção do meio social em que estão inseridos, não trazendo onerosidade excessiva às partes contratantes, garantindo que a igualdade entre elas seja respeitada, mantendo a justiça contratual e equilibrando a relação em que houver a preponderância da situação de um dos contratantes sobre o do outro.
A função social dos contratos valoriza a equidade, a razoabilidade, o bom senso, afastando-se o enriquecimento sem causa. Este último, sendo ato unilateral, é vedado expressamente pela própria codificação, nos seus arts. 884 a 886. Por esse caminho, a função social dos contratos visa à proteção da parte vulnerável da relação contratual.
Na realidade, à luz da personalização e constitucionalização do Direito Civil, pode-se afirmar que a real função do contrato não é a segurança jurídica ou a proteção excessiva e cega do mercado, mas sim atender os interesses da pessoa humana.
II e III.
III.
I, II e III.
I.
I e II.

Essa pergunta também está no material:

Semana 2 - Atividade Avaliativa- Gestão de Contrato
2 pág.

Gestão de Contratos Universidade Virtual do Estado de São PauloUniversidade Virtual do Estado de São Paulo

Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais