Buscar

A respeito do controle de constitucionalidade no sistema constitucional brasileiro, julgue os itens subsequentes. 28 É vedado ao Poder Legislativo ...

A respeito do controle de constitucionalidade no sistema constitucional brasileiro, julgue os itens subsequentes. 28 É vedado ao Poder Legislativo efetuar o controle de constitucionalidade repressivo de normas em abstrato. 29 Para o efeito do conhecimento da reclamação constitucional, o STF admite o uso da teoria da transcendência dos motivos determinantes das ações julgadas em sede de controle concentrado. 30 Conforme o conceito de bloco de constitucionalidade, há normas constitucionais não expressamente incluídas no texto da CF que podem servir como paradigma para o exercício de controle de constitucionalidade.

28 É vedado ao Poder Legislativo efetuar o controle de constitucionalidade repressivo de normas em abstrato.
29 Para o efeito do conhecimento da reclamação constitucional, o STF admite o uso da teoria da transcendência dos motivos determinantes das ações julgadas em sede de controle concentrado.
30 Conforme o conceito de bloco de constitucionalidade, há normas constitucionais não expressamente incluídas no texto da CF que podem servir como paradigma para o exercício de controle de constitucionalidade.

Essa pergunta também está no material:

delta pf
5 pág.

Concursos OutrosOutros

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A afirmativa 28 está correta, pois o Poder Legislativo não possui competência para realizar o controle de constitucionalidade repressivo de normas em abstrato. Essa função é exercida pelo Poder Judiciário, por meio do controle concentrado de constitucionalidade. A afirmativa 29 também está correta, pois o STF admite o uso da teoria da transcendência dos motivos determinantes das ações julgadas em sede de controle concentrado para o efeito do conhecimento da reclamação constitucional. Essa teoria permite que o STF analise a relevância dos fundamentos determinantes da decisão tomada em controle concentrado para verificar se a reclamação constitucional deve ou não ser conhecida. A afirmativa 30 também está correta, pois o bloco de constitucionalidade é composto por normas que, embora não estejam expressamente previstas no texto da Constituição Federal, possuem status constitucional e podem ser utilizadas como parâmetro para o exercício do controle de constitucionalidade.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais