Buscar

Diferencie extrato fluido de extrato glicólico e extrato mole. Fale de suas aplicações em farmacotécnica fitoterápica. I- Extratos glicólicos são ...

Diferencie extrato fluido de extrato glicólico e extrato mole. Fale de suas aplicações em farmacotécnica fitoterápica.

I- Extratos glicólicos são obtidos por meio da maceração ou da percolação de uma planta em solvente hidroglicólico, como o propilenoglicol e a glicerina. Geralmente são utilizados nos fitocosméticos. A relação planta/solvente é variável.
II- Extratos fluidos são preparações obtidas das drogas vegetais manipuladas, sendo que 1.000 g de extrato devem conter o equivalente a 1.000 g de erva seca. Como não sofrem ação do calor, seus princípios ativos são mantidos exatamente como nos respectivos fármacos. 1 g de extrato fluido corresponde a 1 g da droga seca, 5 g de tintura, 10 g de tintura-mãe e 50 g de xarope.
III- Extratos moles são soluções extrativas com consistência do mel, e quando dessecados a 105º C, eliminam de 15% a 20% de água.
IV- Os extratos secos apresentam-se na forma de pó e perdem entre 5% a 8% de água. Esses são manipulados facilmente, devendo ser conservados em recipientes fechados hermeticamente na presença de desidratantes e ao abrigo da luz. Os nebulizantes são os extratos secos obtidos pela atomização. Suas vantagens sobre a planta em pó são: o produto é mais homogêneo; suas propriedades originais são mais conservadas, sem perda da qualidade; a padronização dos princípios ativos com maior concentração. Sua aplicação farmacotécnica está em seu modo de obtenção e fitoterápica em sua utilização na elaboração do fitofarmáco.

Essa pergunta também está no material:

Estudo Dirigido 2 - Fitoterapia Fitoterápicos Formas de utilização Farmacotécnica
6 pág.

Fitoterapia Universidade Federal do Oeste da BahiaUniversidade Federal do Oeste da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os extratos fluidos são preparações obtidas das drogas vegetais manipuladas, sendo que 1.000 g de extrato devem conter o equivalente a 1.000 g de erva seca. Como não sofrem ação do calor, seus princípios ativos são mantidos exatamente como nos respectivos fármacos. 1 g de extrato fluido corresponde a 1 g da droga seca, 5 g de tintura, 10 g de tintura-mãe e 50 g de xarope. Os extratos glicólicos são obtidos por meio da maceração ou da percolação de uma planta em solvente hidroglicólico, como o propilenoglicol e a glicerina. Geralmente são utilizados nos fitocosméticos. A relação planta/solvente é variável. Os extratos moles são soluções extrativas com consistência do mel, e quando dessecados a 105º C, eliminam de 15% a 20% de água. As aplicações em farmacotécnica fitoterápica variam de acordo com o tipo de extrato. Os extratos fluidos são utilizados em formulações de medicamentos, enquanto os extratos glicólicos são mais comuns em produtos cosméticos. Já os extratos moles são utilizados em formulações de xaropes e outros medicamentos líquidos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais