Logo Passei Direto
Buscar

Auditoria

Outros
Conforme conteúdo apresentado na Aula 6, um dos componentes do Sistema de Controle Interno tem por finalidade apurar os indícios de ilícitos praticados no âmbito da Administração Pública, e promover a responsabilização dos envolvidos, por meio da instauração de processos e adoção de procedimentos, visando inclusive ao ressarcimento nos casos em que houver danos ao erário. Com base no contexto sobre o Sistema de Controle Interno, é correto dizer que estamos tratando de:


A Auditoria Interna.
B Controladoria.
C Ouvidoria.
D Corregedoria.
User badge image
Questões para Estudantes

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao contexto do Sistema de Controle Interno e sua finalidade de apurar indícios de ilícitos e promover responsabilização. A) Auditoria Interna - A auditoria interna tem como função avaliar a eficácia dos controles internos e pode identificar irregularidades, mas não é especificamente responsável pela apuração de ilícitos e responsabilização. B) Controladoria - A controladoria é responsável por garantir a conformidade e a eficiência dos processos, mas não é o principal órgão para apurar ilícitos. C) Ouvidoria - A ouvidoria é um canal de comunicação que recebe denúncias e reclamações, mas não é responsável pela apuração direta de ilícitos. D) Corregedoria - A corregedoria é o órgão que tem a função de apurar irregularidades e ilícitos, promovendo a responsabilização dos envolvidos e adotando procedimentos para ressarcimento. Diante dessa análise, a alternativa correta é: D) Corregedoria.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

De acordo com o conteúdo apresentado na Aula 6, o componente do Sistema de Controle Interno que tem por finalidade apurar os indícios de ilícitos praticados no âmbito da Administração Pública, e promover a responsabilização dos envolvidos, por meio da instauração de processos e adoção de procedimentos, visando inclusive ao ressarcimento nos casos em que houver danos ao erário, é a Corregedoria. Portanto, a alternativa correta é a letra D.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme verificado no conteúdo apresentado na Aula 2, os controles internos apresentam objetivos maiores do que apenas estabelecer um conjunto burocrático de regras. Eles se apresentam como forma de trazer segurança aos atos de gestão, promover a eficiência operacional da entidade, estimular o compliance, proteger ativos e inibir a corrupção. Com base no contexto, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir, relacionados aos objetivos do controle interno:

Respeito às políticas públicas, ao planejamento e às estratégias propostas pela administração pública.
Permitir que a função pública seja realizada de forma adequada, permitindo-se avaliar o desempenho da entidade e o uso dos recursos públicos.
Garantir a salvaguarda dos bens patrimoniais públicos contra desvios, erros e fraudes.
Garantir que o desempenho operacional seja satisfatório, aliando o controle interno ao controle externo das entidades públicas e do controle social, buscando atender aos anseios básicos da população.

Conforme os conceitos aplicados na Aula 6, acerca das macros funções do controle interno, estes elementos devem estar distribuídos de forma integrada, multidisciplinar e harmoniosa, sempre sob a égide de uma norma comum que lhes confira segurança jurídica. Compõem as macros funções do controle interno a auditoria interna, a ouvidoria, a corregedoria e a transparência e informação. Com base no contexto, analise as assertivas a seguir a respeito da auditoria interna governamental, considerando como verdadeiro ou falso:

1. O monitoramento é o acompanhamento das recomendações de melhoria ou ajuste, apresentadas pela equipe de auditoria às situações de não conformidade identificadas, sendo que o processo de monitoramento deve ocorrer de forma contínua.
2. O planejamento é a estruturação individual de cada ação de auditoria e apresenta o objetivo geral e específicos, o escopo da ação, a área ou setor auditado e para as organizações públicas, é definido qual o programa orçamentário está vinculada o objeto da ação.
3. O plano anual de auditoria interna apresenta a estrutura física da equipe, o quantitativo de horas anuais planeada, a matriz de risco utilizada para definição dos temas e ações de auditoria a serem executadas, o planejamento de capacitação e treinamento da equipe.
4. O processo de monitoramento das recomendações apresentadas pela auditoria interna possui um prazo de validade para fins de execução, sob pena de se tornar inofensiva e perder a sua efetividade, sendo o prazo máximo estabelecido pela CGU de 2 anos após a apresentação da recomendação ao dirigente máximo da entidade.
A 1V – 2F – 3V – 4F
B 1V – 2V – 3V – 4F
C 1F – 2V – 3V – 4F
D 2V – 1V – 3F – 4V

Conforme os conceitos discorridos na Aula 4, a auditoria possui diversas outras formas de atuação além do senso comum de que atua somente com uma abordagem investigativa. Com base no contexto, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada um dos elementos a seguir, relacionados aos tipos de atuação de auditoria:

1. Auditoria de gestão.
2. Auditoria contábil.
3. Auditoria operacional.
4. Auditoria especial.

(___) Execução de procedimentos de revisão analítica, verificação documental, recálculos, indagação, análise de livros contábeis e fiscais, balancetes de verificação e as peças componentes das demonstrações financeiras.

(___) Função de consultoria prestada pela auditoria interna, com vistas a identificar e informar os processos que se apresentam adequados (pontos fortes) e aqueles que requerem intervenções (pontos fracos) no sentido de aprimorá-los.

(___) Maior demanda de atividades nesta área decorre de apuração de denúncias que chegam através das unidades de ouvidoria, ou aquelas que são encaminhadas diretamente às próprias auditorias internas.

(___) Atividade de assessoramento à administração pública, buscando aprimorar as práticas executadas e avaliar a confiabilidade e integridade dos sistemas de informação utilizados.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

1. Auditoria de gestão está relacionada à função de consultoria prestada pela auditoria interna, com vistas a identificar e informar os processos que se apresentam adequados (pontos fortes) e aqueles que requerem intervenções (pontos fracos) no sentido de aprimorá-los.
2. Auditoria contábil está relacionada à execução de procedimentos de revisão analítica, verificação documental, recálculos, indagação, análise de livros contábeis e fiscais, balancetes de verificação e as peças componentes das demonstrações financeiras.
3. Auditoria operacional está relacionada à atividade de assessoramento à administração pública, buscando aprimorar as práticas executadas e avaliar a confiabilidade e integridade dos sistemas de informação utilizados.
4. Auditoria especial está relacionada à maior demanda de atividades nesta área decorre de apuração de denúncias que chegam através das unidades de ouvidoria, ou aquelas que são encaminhadas diretamente às próprias auditorias internas.
A 1 – 2 – 3 – 4
B 1 – 4 – 2 – 3
C 2 – 1 – 4 – 3
D 2 – 1 – 3 – 4

A metodologia COSO preconiza um novo olhar a respeito dos riscos a que estão expostas as organizações seja nas suas operações rotineiras, nas atividades não rotineiras e nos planejamentos estratégicos. Nesta nova forma de encarar os riscos encontra-se a avaliação da gestão sobre o seu apetite a riscos, ou seja, a sua tolerância em aceitar a existência e convivência com o risco. Com base no contexto, analise as assertivas a seguir acerca da resposta aos riscos, considerando como verdadeiro ou falso:

1.(___) A organização aceita o risco em situações em que o risco inerente está em uma faixa tolerável de aceitação dos impactos do risco.

2.(___) O posicionamento de evitar o risco decorre d

1. A assertiva é verdadeira, pois a organização pode aceitar o risco quando o impacto do risco é tolerável.
2. A assertiva está incompleta e não pode ser avaliada como verdadeira ou falsa.
Verdadeiro - Incompleto
Falso - Incompleto
Verdadeiro - Verdadeiro
Falso - Verdadeiro
Verdadeiro - Falso
Falso - Falso

Qual é a análise correta?
A 1V – 2F – 3V – 4F
B 1V – 2V – 3V – 4F
C 1F – 2V – 3V – 4F
D 1V – 2V – 3F – 4F
A alternativa (b) é correta pois na quarta assertiva, a burocracia não possui a ideia de imposição de ideias por regimes não democráticos, pelo contrário, são utilizados como forma de legitimação de governos em regimes democráticos, tendo seu conceito evoluído com o estabelecimento do Estado Moderno. na(s) página(s) 11 e 12 Tema 5 da Aula 1: Estudo de caso I: burocracia e controle interno
A alternativa (b) é correta, pois a auditoria interna governamental não somente faz a avaliação da gestão de recursos públicos de órgãos da administração direta, mas também da gestão de recursos públicos administrados por empresas públicas ou pela iniciativa privada. Resposta: na(s) página(s) 7 e 8 Tema 5 da Aula 4: Estudo de Caso IV: Aplicação prática de controles internos e auditoria

Mais conteúdos dessa disciplina