10. O texto argumentativo é usado para expressar a opinião do autor. Por isso, ele sempre se baseia em uma tese, ou seja, o ponto de vista central que se pretende veicular. A estrutura geral de um texto argumentativo consiste de introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem. Sobre o tipo de texto do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Um ensaio filosófico que defende certas ideias e uma série de argumentos é um exemplo de texto argumentativo. ( ) A estrutura de um texto argumentativo é composta por introdução, desenvolvimento e conclusão, nesta ordem. ( ) A tese é o ponto de vista central que se pretende veicular em um texto argumentativo. ( ) O texto argumentativo não tem como objetivo persuadir o leitor a respeito de um determinado assunto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
a) V - F - F - V. b) F - V - V - F. c) V - V - V - F. d) F - F - V - V.
Sobre a coerência, seus mecanismos e características, assinale a alternativa INCORRETA:
a) Os elementos de coesão são essenciais para a coerência do texto e quando mal empregados, quebram a sequência de ideias disposta no texto. b) Um texto coerente é aquele que possui sentido único e trata de um mesmo tema do início ao fim. c) O texto coerente transmite uma relação de ideias que se contradizem e se articulam, conferindo diversos sentidos ao texto. d) A coerência está diretamente ligada a coesão do texto, pois uma comunicação eficaz depende da manutenção dessa relação. a) Os elementos de coesão são essenciais para a coerência do texto e quando mal empregados, quebram a sequência de ideias disposta no texto. b) Um texto coerente é aquele que possui sentido único e trata de um mesmo tema do início ao fim. c) O texto coerente transmite uma relação de ideias que se contradizem e se articulam, conferindo diversos sentidos ao texto. d) A coerência está diretamente ligada a coesão do texto, pois uma comunicação eficaz depende da manutenção dessa relação.
Os elementos da comunicação e a intenção comunicativa constituem fatores imprescindíveis para a definição de uma função de linguagem. A partir do objetivo comunicativo, é possível identificar a função predominante em um texto. Sobre as funções da linguagem, assinale a alternativa CORRETA:
a) A função emotiva ou expressiva é centrada no emissor, que busca expressar suas emoções e sentimentos. b) A função fática é utilizada para estabelecer contato com o receptor, verificando se o canal de comunicação está funcionando. c) A função metalinguística é aquela em que a linguagem é utilizada para falar sobre a própria linguagem. d) A função poética é aquela em que a linguagem é utilizada para informar, transmitir conhecimento e conteúdo. a) A função emotiva ou expressiva é centrada no emissor, que busca expressar suas emoções e sentimentos. b) A função fática é utilizada para estabelecer contato com o receptor, verificando se o canal de comunicação está funcionando. c) A função metalinguística é aquela em que a linguagem é utilizada para falar sobre a própria linguagem. d) A função poética é aquela em que a linguagem é utilizada para informar, transmitir conhecimento e conteúdo.
Para que haja uma comunicação efetiva, é necessária a observância de alguns aspectos importantes que tornam possível a concretização do processo comunicativo. Muitos aspectos estão envolvidos nesse processo e podem colaborar ou prejudicar a intenção comunicativa. Sobre esses aspectos, assinale a alternativa INCORRETA:
a) A conclusão da comunicação é sempre previsível, o receptor reagirá da forma que o emissor pretende. b) A partir da interpretação e internalização da mensagem pelo receptor, pôde-se concluir que houve comunicação. c) A comunicação só existe quando se estabelece uma transmissão bilateral entre mais de uma pessoa. d) O processo de comunicação resulta em reação, quando esta for a pretendida pelo emissor, pode-se inferir que a interação foi produtiva.