Buscar

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o equilíbrio químico em reações ácido-base, assinale a alternativa correta: O grau e...

Considerando essas informações e os conteúdos estudados sobre o equilíbrio químico em reações ácido-base, assinale a alternativa correta:

O grau em que um ácido fraco se ioniza é uma medida de sua força, assim como a magnitude de sua constante de ionização (Ka) é uma medida quantitativa de sua força.
Uma medida quantitativa do grau de ionização é a porcentagem de ionização, que, para um ácido monoprótico (HA) fraco, é calculada da seguinte forma:
1. Os ácidos fortes apresentam ionização parcial até 35% em solução.
2. Os ácidos podem ser classificados em fortes e fracos, sendo que os ácidos fortes apresentam uma porcentagem de ionização maior que os ácidos fracos.
3. A porcentagem de ionização de um ácido fraco é diretamente proporcional à sua constante de ionização.
4. A porcentagem de ionização de um ácido fraco é inversamente proporcional à sua constante de ionização.
5. A porcentagem de ionização de um ácido fraco é igual à sua constante de ionização.

Essa pergunta também está no material:

Química AOL 2
7 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 4: "A porcentagem de ionização de um ácido fraco é inversamente proporcional à sua constante de ionização." A porcentagem de ionização de um ácido fraco é a quantidade de ácido que se ioniza em relação à quantidade total de ácido presente na solução. Quanto maior a constante de ionização (Ka) do ácido fraco, menor será a porcentagem de ionização, pois a constante de ionização é uma medida da tendência do ácido em não ionizar. Portanto, a porcentagem de ionização de um ácido fraco é inversamente proporcional à sua constante de ionização.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais