Buscar

Nos séculos XVII e XVIII surge uma vertente de pensamento criminológico denominada “fisionomista”. Essa corrente defendia que determinados aspectos...

Nos séculos XVII e XVIII surge uma vertente de pensamento criminológico denominada “fisionomista”. Essa corrente defendia que determinados aspectos físicos dos sujeitos delinquentes poderiam ser utilizados para, cientificamente, explicar (e prever) a criminalidade.

Os fisionomistas criaram a “cranioscopia”, teoria que sustentava que, pela medição da cabeça e pela análise da forma do crânio do sujeito, seria possível a determinação do caráter e da personalidade do indivíduo delinquente.

Essa teoria foi profundamente utilizada durante o século XIX, quando a Criminologia Positivista resgatou os aportes dos fisionomistas, momento em que esses conceitos ditos “científicos” foram responsáveis por legitimar inúmeras medidas racistas e discriminatórias, promovendo muitas injustiças.

 

Sobre a Escola Positivista e o “racismo criminológico”, julgue as afirmativas a seguir:


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Desculpe, mas sua pergunta está incompleta. Por favor, reformule sua pergunta ou forneça as afirmativas para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina