Buscar

Escreva um algoritmo que leia o código de um aluno e suas três notas. Calcule a média ponderada do aluno, considerando que o peso para a maior nota...

Escreva um algoritmo que leia o código de um aluno e suas três notas. Calcule a média ponderada do aluno, considerando que o peso para a maior nota seja 4 e para as duas restantes, 3. Mostre o código do aluno, suas três notas, a média calculada e uma mensagem 'APROVADO' se a média for maior ou igual a 5 e 'REPROVADO' se a média for menor que 5.

I - O algoritmo deve receber como entrada o código do aluno e suas três notas.
II - O algoritmo deve calcular a média ponderada do aluno, considerando o peso 4 para a maior nota e 3 para as outras duas.
III - O algoritmo deve apresentar na tela o código do aluno, suas três notas, a média calculada e uma mensagem 'APROVADO' ou 'REPROVADO', de acordo com o valor da média.

Essa pergunta também está no material:

Lista de Exercícios de Algoritmos Sequenciais e Condicionais SteWart Unger
2 pág.

Algoritmos Área1 - Faculdade de Ciência e TecnologiaÁrea1 - Faculdade de Ciência e Tecnologia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Claro, segue abaixo o algoritmo em linguagem de programação Python: ``` codigo = input("Digite o código do aluno: ") nota1 = float(input("Digite a primeira nota: ")) nota2 = float(input("Digite a segunda nota: ")) nota3 = float(input("Digite a terceira nota: ")) if nota1 >= nota2 and nota1 >= nota3: media = (nota1*4 + nota2*3 + nota3*3) / 10 elif nota2 >= nota1 and nota2 >= nota3: media = (nota2*4 + nota1*3 + nota3*3) / 10 else: media = (nota3*4 + nota1*3 + nota2*3) / 10 print("Código do aluno:", codigo) print("Notas:", nota1, ",", nota2, "e", nota3) print("Média:", media) if media >= 5: print("APROVADO") else: print("REPROVADO") ``` Explicação do algoritmo: - O algoritmo começa lendo o código do aluno e as três notas. - Em seguida, ele verifica qual é a maior nota e calcula a média ponderada de acordo com os pesos especificados no enunciado. - Depois, ele exibe na tela o código do aluno, as três notas e a média calculada. - Por fim, ele verifica se a média é maior ou igual a 5 e exibe a mensagem "APROVADO" ou "REPROVADO" de acordo com o resultado da verificação.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais