Buscar

Leia a citação: “Poderoso, soberano, símbolo solar e luminoso ao extremo, o leão, rei dos animais, está imbuído das qualidades e defeitos inerente...

Leia a citação: “Poderoso, soberano, símbolo solar e luminoso ao extremo, o leão, rei dos animais, está imbuído das qualidades e defeitos inerentes à sua categoria. Se ele é a própria encarnação do Poder, da Sabedoria, da Justiça, por outro lado, o excesso de orgulho e confiança em si mesmo faz dele o símbolo do Pai, Mestre, Soberano que, ofuscado pelo próprio poder, cego pela própria luz, se torna um tirano, crendo-se protetor. Pode ser, portanto, admirável, bem como insuportável: entre esses dois polos oscilam suas numerosas acepções simbólicas”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CHEVALIER, Jean; GHEERBRANT, Alain. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, números. Trad. de Vera da Costa e Silva et al. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003. p. 538. Conforme os conteúdos apresentados no livro-base, Elementos de história das artes , sobre a funcionalidade das artes; mais especificamente sobre a funcionalidade dos “leões guardiães” na China unificada, no século VIII, leia as afirmativas a seguir: I. Na China, os leões, normalmente em pares, eram escavados em mármore ou granito ou fundidos em bronze, e eram associados ao poder imperial. II. Em pares quase idênticos, os leões simbolizam poderes e atributos distintos na China, isto é, o macho protege as estruturas, enquanto a fêmea protege os habitantes. III. Na China, os leões guardiães são encontrados em pares quase idênticos, a fêmea tem um filhote sob suas patas traseiras, e o macho esmaga um dragão com as patas dianteiras. IV. Em Pequim, na China, os leões guardiães são utilizados apenas nas portas dos palácios, pois simbolizam, acima de tudo, o poder absoluto. Estão corretas apenas as afirmativas:

I. Na China, os leões, normalmente em pares, eram escavados em mármore ou granito ou fundidos em bronze, e eram associados ao poder imperial.
II. Em pares quase idênticos, os leões simbolizam poderes e atributos distintos na China, isto é, o macho protege as estruturas, enquanto a fêmea protege os habitantes.
III. Na China, os leões guardiães são encontrados em pares quase idênticos, a fêmea tem um filhote sob suas patas traseiras, e o macho esmaga um dragão com as patas dianteiras.
IV. Em Pequim, na China, os leões guardiães são utilizados apenas nas portas dos palácios, pois simbolizam, acima de tudo, o poder absoluto.
A) I, II e III
B) I, III e IV
C) I e III
D) I, II e IV
E) I e II

Essa pergunta também está no material:

apol história da arte nota 100
4 pág.

História Faculdade Vicentina - FaviFaculdade Vicentina - Favi

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I, III e IV.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais