Buscar

O que é a expansão marítima europeia? A expansão marítima europeia foi um movimento liderado por dom Henrique, o navegador, que atraiu para sua re...

O que é a expansão marítima europeia?

A expansão marítima europeia foi um movimento liderado por dom Henrique, o navegador, que atraiu para sua residência, em Sagres, Algarve, navegadores, cosmógrafos, cartógrafos, mercadores e aventureiros, desde o início do século XV.
As viagens pelo oceano Atlântico, que receberam na historiografia a denominação de expansão marítima europeia, tiveram como pano de fundo o estímulo governamental, somado ao interesse do grupo mercantil em ampliar sua área de atuação comercial.
O evento considerado o marco inicial dessa expansão foi a tomada de Ceuta pelos portugueses, em 1415.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A expansão marítima europeia foi um movimento histórico que ocorreu a partir do século XV, liderado por países europeus, como Portugal, Espanha, Inglaterra, França e Holanda, que buscavam novas rotas comerciais para o Oriente, além de expandir seus territórios e influência pelo mundo. Essa expansão foi possível graças ao desenvolvimento de novas tecnologias náuticas, como a bússola e o astrolábio, que permitiram a navegação em alto mar. A expansão marítima europeia teve um grande impacto na história mundial, pois possibilitou a descoberta de novos continentes, a colonização de territórios e a formação de impérios coloniais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais