Buscar

Assinale a alternativa correta sobre os regimes de bens entre os cônjuges e companheiros. I- Para as pessoas que se casarem com inobservância das ...

Assinale a alternativa correta sobre os regimes de bens entre os cônjuges e companheiros.

I- Para as pessoas que se casarem com inobservância das causas suspensivas da celebração do casamento, é obrigatório o regime da separação de bens.
II- O pacto antenupcial poderá ser feito por instrumento particular, desde que seja subscrito por 3 (três) testemunhas.
III- Na união estável os companheiros podem eleger livremente o regime de bens, desde que o façam por instrumento público.
IV- No regime da comunhão parcial de bens, além dos bens adquiridos na constância do casamento, também integram a comunhão os bens recebidos por um dos cônjuges por sucessão.
V- No regime da comunhão universal de bens, integram a comunhão os bens recebidos por um dos cônjuges por sucessão, sendo ineficaz a oposição de cláusula de incomunicabilidade.
a) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
b) Apenas as afirmativas II e III estão corretas.
c) Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

prova modelo 3
28 pág.

Direito Notarial e Registral Pontifícia Universidade Católica de GoiásPontifícia Universidade Católica de Goiás

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) Apenas as afirmativas IV e V estão corretas. Justificativa: I - Incorreta. O regime obrigatório para quem se casa com inobservância das causas suspensivas é o da comunhão parcial de bens, e não o da separação de bens. II - Incorreta. O pacto antenupcial deve ser feito por instrumento público e não particular. III - Incorreta. Na união estável, os companheiros podem escolher livremente o regime de bens, mas não é necessário que seja por instrumento público. IV - Correta. No regime da comunhão parcial de bens, além dos bens adquiridos na constância do casamento, também integram a comunhão os bens recebidos por um dos cônjuges por sucessão. V - Correta. No regime da comunhão universal de bens, integram a comunhão os bens recebidos por um dos cônjuges por sucessão, sendo ineficaz a oposição de cláusula de incomunicabilidade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais