Buscar

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação: I- AI-1: instalou, efetivamente o Regime Militar, concedeu poderes de legisla...

Assinale a alternativa que contém a sequência correta de associação:

I- AI-1: instalou, efetivamente o Regime Militar, concedeu poderes de legislador constituinte aos revolucionários, tomando os militares o poder de elaborar normas.
II- AI-2 (1965 – Presidente Castelo Branco): restaurou poderes do AI-1 e investiu os militares de poderes permanentes; extinguiu e reorganizou partidos políticos e tornou políticos ligados a João Goulart inelegíveis. Ademais, excluíram de apreciação judicial atos praticados pelos comandantes do regime, cassou direitos políticos, permitiu liberdade vigiada e suspendeu a liberdade de locomoção (ir e vir).
III- AI-4 (1966 – Presidente Castelo Branco): convocou o Congresso Nacional, que estava fechado, para votação da constituição de 1967.
IV- AI-5 (1968 – Presidente Costa e Silva): em resposta às greves, à pressão popular e aos adversários políticos, acentuou-se a censura (meios culturais e de comunicação), aumentou-se o domínio sobre o legislativo, suspenderam-se direitos políticos, assim como direitos de magistrados. Além disso, vedou-se a utilização do HC em crimes políticos, permitindo-se a prisão por até 60 dias (sendo 10 de incomunicabilidade), durante inquéritos policiais, o que favoreceu à tortura.
a) I-1; II-2; III-3; IV-4; V-1; VI-2.
b) I-3; II-4; III-2; IV-1; V-4; VI-3.
c) I-2; II-1; III-1; IV-3; V-1; VI-4.
d) I-3; II-2; III-1; IV-2; V-4; VI-4.
e) I-3; II-1; III-2; IV-4; V-3; VI-4.

Essa pergunta também está no material:

Introdução ao Estudo do Direito - Hermenêutica
14 pág.

Introdução ao Estudo do Direito e Hermenêutica Jurídica Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra d) I-3; II-2; III-1; IV-2; V-4; VI-4.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais