Buscar

3 As constituições brasileiras apresentaram considerações que faziam referência às relações de trabalho. Identifique estas constituições e as princ...

3 As constituições brasileiras apresentaram considerações que faziam referência às relações de trabalho. Identifique estas constituições e as principais descrições enquanto conquistas para a organização do Direito do Trabalho.

R.: * Constituição de 1824: aboliu as corporações de ofício. * Constituição de 1891: reconheceu a liberdade de associação. * Constituição de 1934: primeira Constituição Brasileira a tratar especificamente do Direito do Trabalho, com a garantia da liberdade sindical, isonomia salarial, salário mínimo, jornada de oito horas de trabalho, proteção do trabalho das mulheres e menores, repouso semanal, férias anuais remuneradas. * Constituição de 1937: marca uma fase intervencionista do Estado, de cunho eminentemente corporativista, foi instituído o sindicato único imposto por lei, vinculado ao Estado. Estabeleceu-se a competência normativa dos tribunais do trabalho. A greve e o Lockout foram considerados recursos antissociais, nocivos ao trabalho e ao capital. * Constituição de 1946: considerada uma norma democrática, encontramos a participação dos trabalhadores nos lucros, repouso semanal remunerado, estabilidade, direito de greve. * Constituição de 1967: manteve os direitos estabelecidos nas Constituições anteriores. * Constituição de 1988: trata dos direitos trabalhistas nos arts. 7º ao 11º, em seu Capítulo II, Dos Direitos Sociais, do Título II, Dos Direitos e Garantias Fundamentais.


Essa pergunta também está no material:

gabarito 2
13 pág.

Contabilidade Empresarial e Trabalhista Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua pergunta não está clara, mas a resposta que você apresentou está correta. As Constituições brasileiras que apresentaram considerações sobre as relações de trabalho foram: - Constituição de 1824: aboliu as corporações de ofício. - Constituição de 1891: reconheceu a liberdade de associação. - Constituição de 1934: primeira Constituição Brasileira a tratar especificamente do Direito do Trabalho, com a garantia da liberdade sindical, isonomia salarial, salário mínimo, jornada de oito horas de trabalho, proteção do trabalho das mulheres e menores, repouso semanal, férias anuais remuneradas. - Constituição de 1937: marca uma fase intervencionista do Estado, de cunho eminentemente corporativista, foi instituído o sindicato único imposto por lei, vinculado ao Estado. Estabeleceu-se a competência normativa dos tribunais do trabalho. A greve e o Lockout foram considerados recursos antissociais, nocivos ao trabalho e ao capital. - Constituição de 1946: considerada uma norma democrática, encontramos a participação dos trabalhadores nos lucros, repouso semanal remunerado, estabilidade, direito de greve. - Constituição de 1967: manteve os direitos estabelecidos nas Constituições anteriores. - Constituição de 1988: trata dos direitos trabalhistas nos arts. 7º ao 11º, em seu Capítulo II, Dos Direitos Sociais, do Título II, Dos Direitos e Garantias Fundamentais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais