Buscar

Caso Concreto III (OAB) – Questão Dissertativa: O Presidente da República edita medida provisória estabelecendo novo projeto de ensino para a educa...

Caso Concreto III (OAB) – Questão Dissertativa: O Presidente da República edita medida provisória estabelecendo novo projeto de ensino para a educação federal no País, que, dentre outros pontos, transfere o centenário Colégio Pedro II do Rio de Janeiro para Brasília, pois só fazia sentido que estivesse situado na cidade do Rio de Janeiro enquanto ela era a capital federal. Muitas críticas foram veiculadas na imprensa, sendo alegado que a medida provisória contraria o comando contido no Art. 242, § 2º, da CRFB/88. Em resposta, a Advocacia-Geral da União sustentou que não era correta a afirmação, já que o mencionado dispositivo da Constituição só é constitucional do ponto de vista formal, podendo, por isso, ser alterado por medida provisória. Considerando a situação hipotética apresentada, responda, de forma fundamentada, aos itens a seguir:

a) Segundo a Teoria Constitucional, qual é a diferença entre as denominadas normas materialmente constitucionais e as normas formalmente constitucionais?
b) O entendimento externado pela Advocacia-Geral da União à imprensa está correto, sendo possível a alteração de norma constitucional formal por medida provisória?

Essa pergunta também está no material:

DIREITO CONSTITUCIONAL I EXERCÍCIOS DDE FIXAÇÃO.pdf-convertido
9 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) Segundo a Teoria Constitucional, as normas materialmente constitucionais são aquelas que tratam de temas considerados fundamentais para a organização do Estado e da sociedade, como os direitos fundamentais, a separação dos poderes, a forma de Estado e de governo, entre outros. Já as normas formalmente constitucionais são aquelas que tratam de temas menos relevantes, como a organização do Poder Legislativo, a criação de municípios, entre outros. b) Não, o entendimento externado pela Advocacia-Geral da União à imprensa não está correto. As normas constitucionais formais são aquelas que tratam do processo legislativo e da elaboração das normas jurídicas, e estão previstas no artigo 60 da Constituição Federal. O artigo 62, por sua vez, estabelece as hipóteses em que é possível a edição de medidas provisórias, e não inclui a possibilidade de alteração de normas constitucionais formais. Além disso, o artigo 242, § 2º, da Constituição Federal é uma norma constitucional formal, que estabelece a competência do Congresso Nacional para criar, transformar e extinguir cargos, empregos e funções públicas, e não pode ser alterada por medida provisória.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais