Buscar

Explicar a importância da glicose para o processo de produção e secreção de insulina. O principal estímulo da secreção de insulina é a glicose. Os...

Explicar a importância da glicose para o processo de produção e secreção de insulina.

O principal estímulo da secreção de insulina é a glicose.
Os receptores GLUT2 captam a glicose e a encaminham para a célula Beta pancreática.
A glicose sofre fosforilação formando glicose-6-fosfato, que será metabolizada e liberará ATP.
Os níveis de ATP e a relação ATP/ADP ficam elevados, resultando no fechamento dos canais de potássio sensíveis ao ATP.
O fechamento dos canais de potássio sensíveis ao ATP resulta em um processo de despolarização da membrana plasmática e consequentemente abertura dos canais de cálcio dependentes de voltagem.
O aumento do influxo de cálcio que veio do meio extracelular, juntamente com os cálcios que estão no estoque intracelular, resulta em um aumento da concentração de cálcio no meio intracelular.
O aumento da concentração de cálcio no meio intracelular estimula a fusão das vesículas pancreáticas com a membrana plasmática.
A fusão das vesículas pancreáticas com a membrana plasmática permite a liberação da insulina junto com o peptídeo-C na corrente sanguínea.

Essa pergunta também está no material:

fisio endrocrino
1 pág.

Fisiologia Humana I Universidade IguaçuUniversidade Iguaçu

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A glicose é importante para o processo de produção e secreção de insulina porque é o principal estímulo para a secreção de insulina pelas células beta do pâncreas. Quando a glicose é captada pelos receptores GLUT2, ela é encaminhada para a célula beta pancreática e sofre fosforilação, formando glicose-6-fosfato, que será metabolizada e liberará ATP. O aumento dos níveis de ATP e a relação ATP/ADP resultam no fechamento dos canais de potássio sensíveis ao ATP, o que despolariza a membrana plasmática e abre os canais de cálcio dependentes de voltagem. O aumento do influxo de cálcio resulta em um aumento da concentração de cálcio no meio intracelular, o que estimula a fusão das vesículas pancreáticas com a membrana plasmática. A fusão das vesículas pancreáticas com a membrana plasmática permite a liberação da insulina junto com o peptídeo-C na corrente sanguínea. A insulina é um hormônio importante para a regulação dos níveis de glicose no sangue, pois estimula a captação de glicose pelas células do corpo e a sua utilização como fonte de energia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais