Buscar

De acordo com o DSM-V, quais são os critérios diagnósticos para o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade? A - Um padrão persistente de de...

De acordo com o DSM-V, quais são os critérios diagnósticos para o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade?

A - Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2)
B - Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estavam presentes antes dos 12 anos de idade.
C - Vários sintomas de desatenção ou hiperatividade-impulsividade estão presentes em dois ou mais ambientes.
D - Há evidências claras de que os sintomas interferem no funcionamento social, acadêmico ou profissional ou de que reduzem sua qualidade.
E - Os sintomas não ocorrem exclusivamente durante o curso de esquizofrenia ou outro transtorno psicótico e não são mais bem explicados por outro transtorno mental.

Essa pergunta também está no material:

Baralho TDAH-1
17 pág.

Psicologia

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A - Um padrão persistente de desatenção e/ou hiperatividade-impulsividade que interfere no funcionamento e no desenvolvimento, conforme caracterizado por (1) e/ou (2). Os critérios diagnósticos para o Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH) de acordo com o DSM-V são: 1. Desatenção: seis (ou mais) dos seguintes sintomas de desatenção persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível de desenvolvimento: - Falha em prestar atenção a detalhes ou comete erros por descuido em atividades escolares, de trabalho ou outras. - Dificuldade em manter a atenção em tarefas ou atividades lúdicas. - Parece não ouvir quando lhe falam diretamente. - Não segue instruções e não termina o trabalho escolar, tarefas domésticas ou deveres profissionais. - Dificuldade em organizar tarefas e atividades. - Evita, não gosta ou reluta em se envolver em tarefas que exigem esforço mental prolongado. - Perde coisas necessárias para tarefas ou atividades. - É facilmente distraído por estímulos externos. - É esquecido em atividades diárias. 2. Hiperatividade-impulsividade: seis (ou mais) dos seguintes sintomas de hiperatividade-impulsividade persistem por pelo menos seis meses em um grau que é inconsistente com o nível de desenvolvimento: - Agitação frequente com mãos ou pés ou se remexe na cadeira. - Abandona sua cadeira em sala de aula ou outras situações em que se espera que permaneça sentado. - Corre ou sobe em situações em que isso é inapropriado. - Incapacidade de brincar ou se envolver em atividades de lazer de forma tranquila. - É "ligado" ou age como se estivesse "motorizado". - Fala excessivamente. - Responde antes que as perguntas tenham sido concluídas. - Tem dificuldade em aguardar sua vez. - Interrompe ou se intromete em conversas ou jogos. Além disso, os sintomas devem estar presentes antes dos 12 anos de idade, devem estar presentes em dois ou mais ambientes, devem interferir no funcionamento social, acadêmico ou profissional e não podem ser explicados por outro transtorno mental.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando