Buscar

O informe do Conselho Nacional de Justiça publicado em junho de 2021, intitulado O sistema prisional brasileiro fora da Constituição – 5 anos depoi...

O informe do Conselho Nacional de Justiça publicado em junho de 2021, intitulado O sistema prisional brasileiro fora da Constituição – 5 anos depois, produzido para fomentar o debate da questão carcerária no julgamento da ADPF 347, traz dados alarmantes sobre a violência no sistema prisional:

- Uma pessoa presa tem 2,5 vezes mais chances de ser vítima de um homicídio do que alguém fora do cárcere.

- Os episódios de descontrole e insegurança interna no cárcere resultaram em pelo menos 278 mortes desde 2016.

- Os registros do Disque 100 sobre torturas e maus-tratos em estabelecimentos prisionais aumentaram 213% de 2013 a 2020.

Considerando tais dados, assinale a análise criminológica correta.


a.

A manutenção de uma cultura de violência no cárcere contribui para frear o processo de construção de carreiras criminosas.

b.

As violações de Direitos Humanos ocorridas dentro do cárcere não impedem que a pena de prisão cumpra sua função de ressocialização do apenado.

c.

A realidade de violência e ilegalidades experimentada no cárcere está limitada ao estabelecimento, não ultrapassa a figura do apenado e nem o acompanha após a saída.

d.

A inserção do apenado em subculturas carcerárias violentas não contribui para o processo de estigmatização do egresso.

e.

Parte do processo de prisionalização do apenado passa pela construção de modelos de comportamentos violentos, consolidando o afastamento dos valores e normas do mundo externo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Considerando os dados apresentados no informe do Conselho Nacional de Justiça, a análise criminológica correta é a alternativa "e", que afirma que parte do processo de prisionalização do apenado passa pela construção de modelos de comportamentos violentos, consolidando o afastamento dos valores e normas do mundo externo. Isso significa que a cultura de violência presente no cárcere pode contribuir para a formação de comportamentos violentos nos detentos, dificultando sua ressocialização e reintegração à sociedade após o cumprimento da pena.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais