Buscar

2. a) Poderia ser aplicado o princípio da insignificância? Justifique. b) Há concurso de crimes? Justifique. Sim, poderia ser aplicado o princípio...

2. a) Poderia ser aplicado o princípio da insignificância? Justifique. b) Há concurso de crimes? Justifique.

Sim, poderia ser aplicado o princípio da insignificância, pois não houve grande ofensividade da conduta do agente e periculosidade social, o grau de reprovabilidade é baixo e inexpressividade da lesão jurídica causada.
O princípio da insignificância só poderá ser aplicado em infrações com pena menor a 2 anos.
Observando os fatos ocorridos, a pena será menor, pois o criminoso é primário e as coisas furtadas são de pequeno valor.
Há concurso de crimes, pois José cometeu duas infrações penais, que é a de invasão e furto.
Sendo crime formal e homogêneo, ferindo os bens jurídicos da empresa e do guarda.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação de Direito Penal - 4 Bimestre
2 pág.

Direito Constitucional I Faculdade de Direito de São Bernardo do CampoFaculdade de Direito de São Bernardo do Campo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sua resposta está correta. O princípio da insignificância pode ser aplicado quando a conduta do agente não apresenta grande ofensividade, periculosidade social, grau de reprovabilidade é baixo e inexpressividade da lesão jurídica causada. No entanto, é importante lembrar que esse princípio só pode ser aplicado em infrações com pena menor a 2 anos. Quanto ao concurso de crimes, ele ocorre quando uma pessoa comete duas ou mais infrações penais, como no caso citado de invasão e furto.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais