Buscar

Sobre o tema, analise as asserções: I- o câncer tem origem em um conjunto de alterações no RNA que podem ocorrer basicamente por mecanismos genéti...

Sobre o tema, analise as asserções:

I- o câncer tem origem em um conjunto de alterações no RNA que podem ocorrer basicamente por mecanismos genéticos ou epigenéticos No primeiro, ocorre uma ativação ou inativação do gene, sem alteração da estrutura do material genético; já no segundo, ocorre uma alteração do material genético, como uma deleção de parte da sequência, por exemplo.
II- Os genes supressores tem como função normal "monitorar" principalmente o processo de divisão da célula, detectar eventuais erros e corrigi-los quando possível ou iniciar o processo de autodestruição celular. Sendo assim, no contexto de câncer, os genes ou proteínas supressoras são frequentemente hiper estimulados como resultado das mutações, o que aumenta a capacidade de autodestruição da célula.
III- Os proto-oncogenes, por estarem envolvidos na regulação de processos de proliferação celular, são vitais para a homeostase dos tecidos, visto que existe a necessidade de reposição das células senescentes Sendo assim, no contexto de câncer, em consequência de mutações, ocorre um aumento na atividade dos agora chamados oncogenes e suas proteínas, desencadeando um aumento na proliferação celular.
IV- Um marcador tumoral é definido como uma substância presente no tumor, no sangue ou em outros fluidos biológicos, produzida ou liberada primariamente por ele ou, secundariamente, pelo corpo do indivíduo, em resposta à presença do tumor.
I e II
II e III
III, IV e V
I, II e IV

Essa pergunta também está no material:

laboratório SP1 UCX
9 pág.

Bioquímica I Centro Universitário de BrusqueCentro Universitário de Brusque

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I e II. A afirmação I está correta, pois o câncer pode ter origem em alterações no RNA, que podem ocorrer por mecanismos genéticos ou epigenéticos. No primeiro, ocorre uma ativação ou inativação do gene, sem alteração da estrutura do material genético; já no segundo, ocorre uma alteração do material genético, como uma deleção de parte da sequência, por exemplo. A afirmação II também está correta, pois os genes supressores têm como função normal "monitorar" principalmente o processo de divisão da célula, detectar eventuais erros e corrigi-los quando possível ou iniciar o processo de autodestruição celular. No contexto de câncer, os genes ou proteínas supressoras são frequentemente hiper estimulados como resultado das mutações, o que aumenta a capacidade de autodestruição da célula. As afirmações III e IV estão incorretas, pois os proto-oncogenes estão envolvidos na regulação de processos de proliferação celular, mas não são vitais para a homeostase dos tecidos, e os marcadores tumorais não são definidos como substâncias produzidas ou liberadas primariamente pelo corpo do indivíduo em resposta à presença do tumor.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais