Buscar

O que foi a descentralização da educação básica e qual foi o seu impacto na política de universalização do ensino fundamental? A descentralização ...

O que foi a descentralização da educação básica e qual foi o seu impacto na política de universalização do ensino fundamental?

A descentralização da educação básica, instituída em 1834, foi mantida pela República, impedindo o Governo Central de assumir posição estratégica de formulação e coordenação da política de universalização do ensino fundamental.
A descentralização da educação básica possibilitou que o governo central assumisse posição estratégica de formulação e coordenação da política de universalização do ensino fundamental.

Essa pergunta também está no material:

História da Educação no Brasil
9 pág.

História da Educação no Brasil Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A descentralização da educação básica, instituída em 1834, permitiu que as responsabilidades pela gestão e financiamento da educação básica fossem transferidas dos governos centrais para os governos locais, como estados e municípios. Isso teve um grande impacto na política de universalização do ensino fundamental, pois permitiu que as autoridades locais tivessem mais autonomia para tomar decisões sobre a educação em suas regiões, adaptando-a às necessidades locais e promovendo a participação da comunidade na gestão escolar. No entanto, também criou desigualdades entre as regiões, pois algumas tinham mais recursos e capacidade de gestão do que outras.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais