Buscar

Atente ao seguinte fragmento da obra da historiadora Emília Viotti da Costa, a respeito do processo de independência do Brasil: “A ordem econômic...

Atente ao seguinte fragmento da obra da historiadora Emília Viotti da Costa, a respeito do processo de independência do Brasil:

“A ordem econômica seria preservada, a escravidão mantida. A nação independente continuaria subordinada à economia colonial, passando do domínio português à tutela britânica. A fachada liberal construída pela elite europeizada ocultava a miséria e a escravidão da maioria dos habitantes do país. Conquistar a emancipação definitiva da nação, ampliar o significado dos princípios constitucionais seria tarefa relegada aos pósteros”.
COSTA, Emília Viotti da. Introdução ao estudo da emancipação política do Brasil. In: MOTA, Carlos Guilherme (Org.). Brasil em perspectiva. 16. ed. Rio de Janeiro: Editora Bertrand Brasil, 1987. p.25.

a. Considerando o texto acima, o que podemos concluir sobre o processo de independência do Brasil?
b. ““(...). Conquistar a emancipação definitiva e real da nação, ampliar o significado dos princípios constitucionais foi tarefa delegada aos pósteres”. Explique o significado desta frase.

a. Podemos concluir que a independência do Brasil não trouxe mudanças significativas na ordem econômica e na manutenção da escravidão.
b. A frase significa que a conquista da verdadeira emancipação e ampliação dos princípios constitucionais seria uma tarefa para as gerações futuras.

Essa pergunta também está no material:

EXERCICIOS SOBRE O PRIMEIRO REINADO
2 pág.

História Universidade Norte do ParanáUniversidade Norte do Paraná

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a. Podemos concluir que a independência do Brasil não trouxe mudanças significativas na ordem econômica e na manutenção da escravidão. A elite europeizada que liderou o processo de independência tinha interesses econômicos próprios e não pretendia mudar a estrutura econômica do país, mantendo a escravidão e a subordinação à economia colonial, agora sob a tutela britânica. b. A frase significa que a verdadeira emancipação e ampliação dos princípios constitucionais, como a igualdade e a liberdade, não foram alcançados com a independência do Brasil, e que essa tarefa seria deixada para as gerações futuras. Ou seja, a independência foi apenas um primeiro passo para a construção de um país verdadeiramente livre e democrático.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais