Buscar

A toxicidade dos medicamentos pode estar associada à diversos mecanismos, podendo gerar alteração de alguns marcadores. Sobre os marcadores hepátic...

A toxicidade dos medicamentos pode estar associada à diversos mecanismos, podendo gerar alteração de alguns marcadores. Sobre os marcadores hepáticos analise as asserções:

I. As enzimas intracelulares AST e ALT são marcadores que se elevam em quadros de lesão hepática, pois ocorre extravasamento do conteúdo intracelular, aumentando os niveis destes marcadores no sangue.
II. O TAP é um exame que avalia a coagulação e encontra-se diminuído em casos de comprometimento da função hepática pois a síntese de fatores de coagulação e de plaquetas diminui.
III. A albumina é uma proteína intracelular que é liberada quando ocorre extravasamento por conta de lesão hepática, o que promove a elevação de seus níveis no sangue, provocando aumento nas concentrações de proteínas plasmáticas. (função)
IV. A ureia em quadros de origem hepática pode se encontrar (diminuída) tendo em vista que a conversão da amônia em ureia fica comprometida. Já em quadros renais, a ureia se acumula por conta da redução da excreção, o que gera aumento nas concentrações de ureia plasmática.
V. A bilirrubina pode estar aumentada por diferentes mecanismos, mas a fração de bilirrubina que se eleva difere em cada cenário, sendo que em quadros de disfunção hepática ocorre predomínio da fração indireta.
VI. As enzimas canaliculares GGT, fosfatase alcalina (FAL) e 5'nucleotidase se elevam em quadros de origem biliar, como por conta de uma obstrução.
I, IV, V e VI

Essa pergunta também está no material:

laboratório prova UCXII
21 pág.

Bioquímica I Centro Universitário de BrusqueCentro Universitário de Brusque

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: I, IV, V e VI. Justificativa: I. As enzimas AST e ALT são marcadores que se elevam em quadros de lesão hepática, pois ocorre extravasamento do conteúdo intracelular, aumentando os níveis destes marcadores no sangue. Essa afirmação está correta. II. O TAP é um exame que avalia a coagulação e encontra-se diminuído em casos de comprometimento da função hepática pois a síntese de fatores de coagulação e de plaquetas diminui. Essa afirmação está incorreta, pois o TAP encontra-se aumentado em casos de comprometimento da função hepática. III. A albumina é uma proteína intracelular que é liberada quando ocorre extravasamento por conta de lesão hepática, o que promove a elevação de seus níveis no sangue, provocando aumento nas concentrações de proteínas plasmáticas. (função). Essa afirmação está incorreta, pois a albumina é uma proteína produzida pelo fígado e não é intracelular. IV. A ureia em quadros de origem hepática pode se encontrar diminuída tendo em vista que a conversão da amônia em ureia fica comprometida. Já em quadros renais, a ureia se acumula por conta da redução da excreção, o que gera aumento nas concentrações de ureia plasmática. Essa afirmação está correta. V. A bilirrubina pode estar aumentada por diferentes mecanismos, mas a fração de bilirrubina que se eleva difere em cada cenário, sendo que em quadros de disfunção hepática ocorre predomínio da fração indireta. Essa afirmação está correta. VI. As enzimas canaliculares GGT, fosfatase alcalina (FAL) e 5'nucleotidase se elevam em quadros de origem biliar, como por conta de uma obstrução. Essa afirmação está correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais