Buscar

Tanto Lenin como Rosa Luxemburgo desenvolveram teorias críticas ao imperialismo a partir da orientação teórica marxista. Entre as opções abaixo, as...

Tanto Lenin como Rosa Luxemburgo desenvolveram teorias críticas ao imperialismo a partir da orientação teórica marxista. Entre as opções abaixo, assinale aquela que melhor diferencia as teorias desenvolvidas pelos autores.


Rosa Luxemburgo interpretou a atividade imperialista a partir da ideia de "subconsumo", sugerindo que as nações imperialistas se expandiam por causa do empobrecimento de suas respectivas classes operárias, o que restringia sua capacidade de consumo. Já Lenin a�rma que a expansão imperialista é a fase mais aguda do desenvolvimento capitalista, pois traduz a conversão da livre competição em monopólio, sendo impulsionada pela busca por maximização dos lucros.
Tanto Rosa Luxemburgo como Lenin fundamentam suas críticas ao imperialismo na ideia de consumo. A diferença é que Lenin está mais preocupado com o consumo de bens não duráveis, enquanto Luxemburgo está mais preocupada com o consumo de bens duráveis.
Rosa Luxemburgo fundamenta sua crítica ao imperialismo na noção de "subconsumo", argumentando que as nações imperialistas se expandem porque o empobrecimento de seus operariados internos cria a necessidade de alargar o consumo para seus produtos. Já Lenin está preocupado, exclusivamente, com a dimensão militar da ação imperialista, antecipando que a tática da guerra de trincheiras seria a grande característica do con�ito transnacional que resultaria do imperialismo.
A crítica que Rosa Luxemburgo direciona ao imperialismo está fundada na ideia de "lucro", enquanto a de Lenin está baseada na ideia de "consumo". Enquanto Lenin a�rmava que as nações imperialistas se expandem com o objetivo de ampliar seu mercado de consumo, em virtude do empobrecimento de seus operariados internos, Luxemburgo argumenta que a atividade imperialista se dá pelo acirramento da disputa entre os atores do capital pelo lucro.
Tanto Rosa Luxemburgo como Lenin fundamentam suas críticas ao imperialismo na ideia de "lucro". A diferença é que Lenin está mais preocupado com o lucro obtido em atividades agrárias, enquanto Luxemburgo está preocupada com o lucro obtido em atividades urbano-industriais.

Essa pergunta também está no material:

Av História contemporânea
5 pág.

História Contemporânea Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "Já Lenin afirma que a expansão imperialista é a fase mais aguda do desenvolvimento capitalista, pois traduz a conversão da livre competição em monopólio, sendo impulsionada pela busca por maximização dos lucros." Isso porque, enquanto Rosa Luxemburgo interpreta a atividade imperialista a partir da ideia de "subconsumo", sugerindo que as nações imperialistas se expandem por causa do empobrecimento de suas respectivas classes operárias, o que restringia sua capacidade de consumo, Lenin afirma que a expansão imperialista é a fase mais aguda do desenvolvimento capitalista, pois traduz a conversão da livre competição em monopólio, sendo impulsionada pela busca por maximização dos lucros.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais