Buscar

Qual é o procedimento para a perda ou suspensão do poder familiar? O procedimento para a perda ou suspensão do poder familiar terá início por prov...

Qual é o procedimento para a perda ou suspensão do poder familiar?

O procedimento para a perda ou suspensão do poder familiar terá início por provocação do Ministério Público ou de quem tenha legítimo interesse.
A petição inicial indicará a autoridade judiciária a que for dirigida, o nome, estado civil, profissão e residência do requerente e do requerido, a exposição sumária do fato e o pedido, e as provas que serão produzidas, oferecendo, desde logo, o rol de testemunhas e documentos.
Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar a suspensão do poder familiar, liminar ou incidentalmente, até o julgamento definitivo da causa, ficando a criança ou adolescente confiado a pessoa idônea, mediante termo de responsabilidade.
O prazo máximo para conclusão do procedimento será de 120 (cento e vinte) dias, e caberá ao juiz, no caso de notória inviabilidade de manutenção do poder familiar, dirigir esforços para preparar a criança ou o adolescente com vistas à colocação em família substituta.
a) Apenas a afirmativa I está correta.
b) As afirmativas I, II e III estão corretas.
c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.
d) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

eca-2023
284 pág.

Estatuto da criança e do adolescente (ECA)

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O procedimento para a perda ou suspensão do poder familiar terá início por provocação do Ministério Público ou de quem tenha legítimo interesse. A petição inicial indicará a autoridade judiciária a que for dirigida, o nome, estado civil, profissão e residência do requerente e do requerido, a exposição sumária do fato e o pedido, e as provas que serão produzidas, oferecendo, desde logo, o rol de testemunhas e documentos. Havendo motivo grave, poderá a autoridade judiciária, ouvido o Ministério Público, decretar a suspensão do poder familiar, liminar ou incidentalmente, até o julgamento definitivo da causa, ficando a criança ou adolescente confiado a pessoa idônea, mediante termo de responsabilidade. O prazo máximo para conclusão do procedimento será de 120 (cento e vinte) dias, e caberá ao juiz, no caso de notória inviabilidade de manutenção do poder familiar, dirigir esforços para preparar a criança ou o adolescente com vistas à colocação em família substituta. Alternativa correta: c) As afirmativas I, III e IV estão corretas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais