Buscar

Como é a estrutura das células procarióticas e eucarióticas? Quais são as principais diferenças entre elas? Estrutura das células procarióticas e e...

Como é a estrutura das células procarióticas e eucarióticas? Quais são as principais diferenças entre elas?
Estrutura das células procarióticas e eucarióticas
Principais diferenças entre células procarióticas e eucarióticas
As células procarióticas são unicelulares e não possuem envoltório nuclear, enquanto as células eucarióticas podem ser unicelulares ou pluricelulares e possuem um núcleo delimitado por uma membrana nuclear.
As células procarióticas possuem organelas delimitadas por membranas internas, enquanto as células eucarióticas possuem uma grande variedade de organelas, como lisossomos, complexo de Golgi, retículo endoplasmático, mitocôndria e cloroplastos.
A parede celular dos procariotos é composta por moléculas de polissacarídeos, lipídeos e proteínas, enquanto a parede celular dos vegetais é composta por celulose e outros polímeros.
O material genético dos organismos procarióticos apresenta-se, geralmente, em uma ou mais moléculas circulares de DNA, enquanto o material genético dos organismos eucarióticos está organizado em cromossomos lineares.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

As células procarióticas são células simples, sem núcleo definido e sem organelas membranosas internas. Elas possuem uma parede celular rígida e uma membrana plasmática que envolve o citoplasma. O material genético das células procarióticas é encontrado em uma única molécula circular de DNA, chamada de cromossomo bacteriano. Já as células eucarióticas são mais complexas e possuem um núcleo delimitado por uma membrana nuclear, além de diversas organelas membranosas internas, como mitocôndrias, complexo de Golgi, retículo endoplasmático, lisossomos e cloroplastos (em células vegetais). A parede celular das células eucarióticas é composta por diferentes tipos de polímeros, como celulose em células vegetais e quitina em fungos. Outra diferença importante é que o material genético das células eucarióticas está organizado em cromossomos lineares, que são encontrados no núcleo, enquanto as células procarióticas possuem apenas um cromossomo circular.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais